Buscando proporcionar o bem-estar e segurança das pessoas que praticam caminhada na trilha do Horto Florestal, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou a retirada de uma árvore da espécie faveira. Como forma de compensação, nesta terça-feira (18), fez o plantio de cinco mudas sendo elas, três da espécie Cedro e duas da espécie Copaíba.
A decisão foi tomada por razões de segurança, uma vez que a árvore, já seca, apresentava risco de queda, e seus galhos vinham se desprendendo com frequência. Após avaliação técnica realizada por uma engenheira florestal, concluiu-se que a supressão, ou seja, a remoção controlada, era a medida mais adequada.

Segundo a secretária municipal adjunta da Semeia, Charlene Lima, a trilha é bastante utilizada pela população, por isso, a Secretaria tem buscado reforçar ainda mais o controle diante de árvores que precisem ser removidas.
“Nós vimos há poucos dias pessoas que tiveram um acidente fatal com galho de uma árvore que caiu. Eu também conheço pessoas que já passaram por isso, só que não tem tanta repercussão quanto esse trabalho feito, que se trata da retirada de uma árvore que botava em risco a vida das pessoas que utilizam a trilha do Horto Florestal.”

De acordo com Sônia Freitas, engenheira florestal e chefe de poda de árvores, mais pontos pela cidade estão sendo identificados para uma possível retirada e posteriormente, compensação com mudas.
“Estamos fazendo um levantamento na Amadeo Barbosa, que já apresentam várias Palmeiras mortas, bem como na Avenida Ceará. Outro trecho foi no Calafate, uma árvore na calçada, logo após a Cidade da Justiça, que está seca. Diante disso, passei a informação para os fiscais realizarem o levantamento de uma possível retirada.”

Para Agnilson Silva, autônomo e morador da Conquista há 40 anos, suas manhãs se resumem a caminhadas pelo Horto Florestal, buscando manter sua saúde em dia. Silva aproveitou a oportunidade para parabenizar o compromisso da Prefeitura, não só com a preservação ambiental, mas também com a manutenção dos espaços públicos, como o Horto Florestal.
“A Semeia está de parabéns, bem como a Prefeitura de Rio Branco, eu acho que é isso que nós temos que fazer, como cidadão da terra, devemos zelar pelo meio ambiente, porque isso aqui vai ser vida para as gerações que estão vindo”, afirmou.