Em reunião no Ministério da Saúde, o secretário Municipal de Saúde (Semsa), Frank Lima, garantiu o envio de 250 mil pastilhas de Espinosade, um larvicida usado para o controle do mosquito da dengue.
Esse novo larvicida tem o poder de eliminar larvas e óvulos do Aedes Aegypti em cinco minutos, diferente do Piriproxifen que vinha sendo usado como larvicida de retardo.
O secretário explicou que Rio Branco, foi uma espécie de campo experimental para o Ministério da Saúde, que os resultados foram muito positivos e que ajudaram a controlar a epidemia da doença no primeiro semestre.
Ainda segundo Frank Lima o Ministério tinha ficado de enviar novos lotes das pastilhas para serem feitos mais três ciclos de controle do mosquito, mas até agora o material não chegou.
“Trouxe o relatório dos resultados e imediatamente o Dr. Rômulo, da vigilância de arboviroses entendeu que nós queremos fazer as medidas preventivas e solicitou que o município faça o pedido dentro do sistema do Ministério da Saúde para liberar as pastilhas.
“Temos que ajudar pessoas como o secretário Frank Lima que veio ao Ministério da Saúde, se antecipar, para que Rio Branco, não volte a sofrer com a dengue. Vamos ajudar liberando para vocês, as pastilhas de Espinosade”, enfatizou Dr. Rômulo Henrique.
Já o Dr. Ricardo Passos, do setor de Entomologia do Ministério da Saúde, deu uma boa notícia a Frank Lima.
“Já temos pronto o termo de doação de oito equipamentos de UBV costal, usado para nebulização de ambientes, necessários para o controle de mosquitos e esses equipamentos devem chegar na capital, num prazo de 10 dias”, informou Ricardo Passos.
Frank Lima, saiu satisfeito dessa primeira reunião e a tarde vai se encontrar com alguns parlamentares para tratar da liberação de recursos para a pasta da Saúde de Rio Branco.