Ir para o conteúdo

Inova Aquiri 2024: evento destaca inovação, empreendedorismo e sustentabilidade no Acre

A 3ª edição Inova Aquiri foi realizada na última sexta-feira (13), e no sábado (14), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). Um evento que reuniu estudantes, pesquisadores, empresários e representantes do setor público para debater e impulsionar iniciativas de inovação, tecnologia e sustentabilidade no estado do Acre.

O encontro contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas, workshops, exposições de startups locais, apresentações de atividades práticas e destacou a importância do fomento ao empreendedorismo e à inovação como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Para Pedro Freire, presidente do Instituto Mercosul Amazônia, o Inova Aquiri, idealizado em 2019, é o evento que reúne a comunidade.

“É uma grande confraternização. Temos diversos eventos e diversos atores como o Sebrae, Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado entre outras entidades, que ao longo do ano tem suas ações e ao final reunimos todos em uma grande celebração, mas também a gente traz informação, educação empreendedora e inovação”, disse Pedro.

O evento teve a participação de especialistas renomados que abordaram temas estratégicos, como comportamento organizacional, investimentos em startups, bioeconomia, transformação digital e práticas de liderança.

“Tanto o Estado, quanto a Prefeitura de Rio Branco, tem um papel de fomentar a economia. Esse é um trabalho que tem sido feito, e esse campo das startups, das empresas inovadoras, é um campo praticamente novo. Hoje a Prefeitura de Rio Branco está com um projeto de criar o Parque Tecnológico. Os estudos já estão sendo feitos, de criar um incentivo fiscal especificamente por esse tipo de negócio inovador. Estamos falando aqui de economia criativa, tecnologia da informação, bioeconomia. São tipos de seguimentos que precisam desse incentivo. Quem sabe no ano que vem possamos avançar nessa proposta”, explicou o secretário  de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia – SEICT, Assurbanípal Barbary de Mesquita.

Presente no evento o prefeito de Rio Branco, Tião Balocam, falou dos avanços na área tecnológica e a contribuição pro ecossistema.

“Nós estamos em um estado isolado, longe dos grandes centros. Hoje a gente sabe que é o Pará e o Amazonas quem dominam essa área tecnológica, mas nós precisamos também avançar e essa parceira Prefeitura, Governo do Estado e a iniciativa privada, tenha certeza de que estaremos juntos em todos esses eventos de inovação. Inclusive já definimos quando iremos fazer a segunda edição da TechJovem e será um evento que vai ficar marcado. Nós da prefeitura e o estado estamos prontos para ajudá-los pra que a gente possa ver as ideias que saem da cabeça de cada um, poderem se transformar em realidade e virar dinheiro”, destacou o prefeito.

Entre os palestrantes estavam Ricardo Ventura, Ingrid Barth, Lindomar Goés Ferreira e Rafael Noberto.

Outras notícias...