Visando levar mais serviços à população em situação de rua, a Prefeitura de Rio Branco recebeu do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na última sexta-feira (1º), o PidJus PopRuaJud, uma unidade que terá os serviços do Ponto de Inclusão Digital dentro do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), para atender o público-alvo.
Diferente dos outros 11 PidJus já instalados pelo TJAC em terras indígenas e regiões afastadas no estado, este contará com o suporte de um servidor que atua no Centro Pop para a oferta de serviços digitais do Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Tribunal Regional do Trabalho da 14.ª Região, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) e da Justiça Federal.
Segundo a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o PidJus PopRuaJud busca ultrapassar barreiras sociais, preconceitos e estereótipos, que impedem que pessoas em vulnerabilidade entrem nos prédios do Sistema de Justiça.
“Essa iniciativa reflete a determinação da nossa administração em avançar com políticas de acessibilidade e inclusão, com um olhar atento para a interiorização dessas políticas, respeitando e valorizando os povos tradicionais e comunidades historicamente marginalizadas”, informou a presidente.
De acordo com o secretário municipal da SASDH, Wellington Chaves, esse serviço que está sendo disponibilizado pelo Tribunal de Justiça é de suma importância para os usuários do Centro Pop, tendo em vista que muitos possuem processos de até outros estados e devido a sua situação, acabam não tendo acesso ao andamento deles.
“O Judiciário disponibilizou um ponto digital dentro do Centro POP e nós fornecemos a mão de obra, sendo o servidor que vai ficar à disposição deles quando forem procurados para qualquer assunto relacionado à justiça. É mais um serviço que disponibilizamos no Centro para essa população que tanto precisa do nosso apoio e atenção”.