O lixo orgânico, que antes era destinado ao aterro sanitário da Unidade de Tratamento de Resíduos (Utre), localizado no quilômetro 22 da BR- 364, agora vem sendo devidamente selecionado e transformado em adubo para verduras e hortaliças na própria unidade.

O composto orgânico, como explica o gestor da Utre Kemil Lima, é fundamental para os vegetais e dispensa o uso de qualquer tipo de defensivo agrícola.
“A compostagem é resultado, primeiro de uma triagem que nós fazemos dos materiais que entram aqui na unidade. Então lá na balança, vê a natureza do material que entra, o orgânico, e ao invés disso estar sendo levado para o aterro sanitário, nós estamos agora trazendo para a nossa unidade de produção de composto, que é o tratamento do resíduo orgânico. Uma vez que chega aqui na unidade, nós pegamos esse material e vamos montar as leiras. As leiras são formadas de material que vem da poda da cidade, o resto de roçagem, os materiais orgânicos, provenientes dos alimentos vencidos, alimentos apreendidos também vem para cá para na unidade. Um negócio inovador”, destacou.

A ideia do projeto para produção de hortaliças na Utre, segundo o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Branco, Carlos Nasserala, foi do próprio prefeito Tião Bocalom.
“Isso aí é um projeto que teve iniciativa do nosso prefeito no início do mandato dele. Então o nosso gestor Kemil, que comanda aqui a Utre, está fazendo um trabalho assim de excelência para poder melhorar, inclusive, a alimentação do nosso pessoal lá do Restaurante Popular. Em 2021, praticamente não existia composto aqui na UTRE. Hoje, nós estamos alcançando em torno de 500 metros cúbicos anuais de composto que serve para as hortas na escolas, para as rotatórias da cidade. Nós estamos buscando todas as alternativas para facilitar a alimentação mais viável para o nosso povo”.

Dos canteiros na horta da Utre, as verduras são selecionadas e colhidas. De lá, seguem direto para a cozinha do Restaurante Popular. A diretora Márcia Andreatto, disse que essa parceria, veio fortalecer ainda mais a qualidade dos alimentos que são servidos às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Essa parceria é fundamental e é bem-vinda ao Restaurante Popular, porque quem tem a ganhar são os nossos usuários. Porque isso é um resultado que vai demonstrar na mesa deles, na hora de estar servindo as refeições, vai deixando a refeição mais rica, mais nutrida. É uma parceria muito bem-vinda”.
O prefeito de Rio Branco fez questão de ir pessoalmente, no Restaurante Popular fazer a entrega das hortaliças. O gestor municipal, elogiou o trabalho das equipes da Semeia.
“A Utre quando foi criada, foi pensada para fazer tudo isso. Só que nunca fizeram. Pela primeira vez ela está desempenhando a função dela. Tudo aquilo que puder produzir, que puder produzir adubo orgânico, precisa ser feito, precisa ser aproveitado. Então, a nossa equipe agora, da Secretaria de Meio Ambiente, está fazendo exatamente isso, pegando tudo que você tem de orgânico e misturando com restos de madeira, com restos de folha, para poder transformar nesse composto orgânico, que é o que a gente chama de adubo orgânico”.
O prefeito disse ainda, que a intenção é ampliar a produção de hortaliças na unidade de resíduos e ainda plantar outros tipos de legumes, que vão abastecer a mesa não só do atual Restaurante Popular, mas também de outros quatro que serão construídos nesse seu segundo mandato.
“Agora a gente vai continuar o trabalho. Vamos aumentar agora, vamos fazer uma horta grande lá, quem sabe essa horta vai poder abastecer os nossos cinco restaurantes populares, nós temos um e vamos construir mais quatro, e com certeza todo mundo ajudando fica barato para a prefeitura. Porque tinham uma mania de dizer que não podia construir mais restaurantes populares, que a prefeitura não tinha condição de tocar, a prefeitura tem. Quando a gente trabalha de forma honesta, séria, como a gente está fazendo aqui, pode ter certeza que vai ter comida para todo mundo”.
Semanalmente com o projeto, a Unidade de Tratamento de Resíduos pretende entregar no Restaurante Popular, que hoje fornece até 600 refeições diárias, em torno de 50 quilos de verduras e hortaliças.