Com investimento nos últimos 3 anos em mais de 80 milhões de recursos próprios ao homem do campo, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), ofereceu na manhã desta terça-feira (15), aos servidores da pasta, um farto café da manhã, em agradecimento os trabalhadores pela dedicação e empenho no auxílio para quem vive na zona rural.
Para o secretário da Seagro, Eracides Caetano, ao longo dos últimos 3 anos e 10 meses da atual gestão, o apoio ao homem do campo sofreu uma verdadeira revolução, desde a mecanização agrícola, doação de calcário e insumos e a construção de ramais para escoamento da produção.
“Hoje temos várias famílias, já estamos com mais de mil e oitocentos hectares de terra preparada para plantar. Então esse é um trabalho que a gente está fazendo, temos que agradecer os funcionários porque é com eles que a gente tem o trabalho de distribuição de calcário, adubo, que a gente consegue ter sucesso. Hoje, nós temos mais de 2.300 famílias beneficiadas com o nosso projeto”.

Para o prefeito da capital Tião Bocalom, não restam dúvidas que o caminho certo para a geração de emprego e renda, passa direta e indiretamente pelas mãos do homem do campo e é fortalecendo o campo que a cidade também pode passar a gerar riqueza e melhores condições de vida para toda população.
“Tenho certeza que o trabalho que realizamos durante esses quatro anos, para o homem do campo antes nunca existiu. Basta ouvir dos nossos produtores rurais. E eu estou feliz que nós temos uma equipe aguerrida, dedicada, que não fica só na Seagro”.
O prefeito disse ainda, que em seu segundo mandato, o homem do campo será ainda mais valorizado e acredita que nos próximos anos a capital acreana será autossustentável produzindo muitos dos seus próprios alimentos.
“Pode ter certeza, nesses próximos quatro anos vai ser muito investimento, muito trabalho pra que a gente possa comer o arroz, feijão, derivados de leite, leite, e derivado de milho, tudo do Acre. Eram sete milhões de reais por anos, foi para setenta. Então aumentou dez vezes o dinheiro na Seagro. Por isso, o resultado que a gente está tendo, dez vezes mais. Foi o que aumentou. Por isso, o produtor rural agora está sendo assistido, apoiado e dando resultado. O homem do campo, ele gera riqueza para trazer para a cidade e não do jeito que aconteceu”.
Para a próxima gestão, o Plano de Governo 2025-2029 de Bocalom, cita a intensificação dos programas municipais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com aumento da frota de máquinas agrícolas e das equipes de apoio para desenvolver soluções tecnológicas para o aumento da produção de grãos, apoiando implantação de 1.500 hectares para o plantio de arroz, feijão, soja e arroz, além de fomentar o agronegócio sustentável.