A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), já identificou o local onde ocorreu o episódio de mortandade de peixes no Rio Acre. Trata-se da região do Quixadá. Nesta quarta-feira (8), uma equipe irá até o local para coletar amostra da água.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala a equipe da Semeia iniciará a coleta da água para averiguar a causa das mortes dos animais.
“A nossa equipe esteve por lá ontem e hoje pela manhã, cedo vai estar retornando ao local para poder pegar a análise da água e verificar o que pode ter acontecido com essa mortalidade. Por enquanto não identificamos nenhum autor que possa ter levado essa mortalidade desses peixes”, disse.
Ainda de acordo com Nasserala, trabalha-se com todas as possibilidades, desde contaminação, à falta de oxigênio, fato que pode ser atrelado ao baixo nível do rio, somado às altas temperaturas registradas na capital acreana.
“Estamos trabalhando com todas as hipóteses, mas até agora não identificamos que tenha algum tipo de derramamento de algum produto para que ocasionasse a morte desses peixes. Pode ter sido a oxigenação da água, pode ter sido o nível muito baixo do rio e também o tempo muito quente, mas nós não descartamos nada”, afirmou.
As análises prosseguem com a coleta de amostras de água em diferentes pontos do rio, a fim de compreender melhor a origem e a extensão do problema.