O prefeito da capital acreana foi um dos convidados para prestigiar a solenidade alusiva ao Dia Nacional do Exército Brasileiro, que marca os 376 anos da força militar. O evento comemorativo ocorreu no 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS) e também contou com a presença de outras autoridades.
O Comando Militar chegou ao Acre em meados de 1907 para atuar no Estado que faz fronteira com Bolívia e Peru. Além da capital, Rio Branco, o Exército Brasileiro também está instalado nas cidades de Plácido de Castro, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus.
O comandante do Comando de Fronteiras Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva, o Tenente-coronel de Infantaria Elmir Leandro Moreira Xavier, destacou a importância de ações conjuntas para a manutenção da soberania brasileira e o combate aos mais diversos crimes transfronteiriços.
“Estamos numa região com uma grande faixa de fronteira com o Peru e a Bolívia, e com esse posicionamento da fronteira, a gente também tem a atribuição de combater os crimes transfronteiriços, os delitos ambientais e logicamente que isso a gente não faz sozinho. Temos várias operações, várias ações conjuntas com outras agências, instituições e órgãos de segurança pública, tudo para mantermos a soberania brasileira e combate as mais variadas vertentes criminosas”, asseverou o comandante.
Durante a solenidade foram entregues medalhas de reconhecimento e a entrega do gorro de selva aos novos recrutas. O chefe do Executivo municipal ressaltou a importância do Exército na região.
“O Exército Brasileiro tem feito um trabalho lindo nessa região, atuando na proteção de nossas fronteiras e levando a assistência às mais diversas regiões do Estado com médico, enfermeiro, ajudando a cuidar da população. Isso é importante. Então o Exército Brasileiro, na realidade, desempenha uma bela função social aqui na nossa região amazônica. Essa é uma instituição que realmente cuida do nosso Brasil, que é o nosso Exército Brasileiro”, declarou o prefeito.