Ir para o conteúdo

Prefeitura promove palestra que aborda impacto das mudanças climáticas na distribuição de água na capital

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Por ocasião da data a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), com a Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal promoveu uma palestra, no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac), na noite dessa terça-feira (19), com o tema: “A água nos Une, o Clima nos Move”.

O evento focou no impacto das mudanças climáticas que têm ocorrido nos últimos anos na capital, como secas e enchentes. Com o aumento desses eventos naturais extremos, o ciclo da água tem sido profundamente afetado, resultando em períodos prolongados de seca e de enchentes com mais frequência. Esse cenário vem preocupando as autoridades que trabalham com o meio ambiente e as consequências prejudicam cada vez mais a população que já enfrenta escassez de água e outros desafios decorrentes das mudanças climáticas.

Rayane: “Estamos em um momento de transformação” (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

Durante a palestra, especialistas destacaram a importância da educação ambiental, políticas públicas eficazes e conscientização coletiva para lidar com essa situação. Enfrentar esses desafios requer ações coordenadas em todos os níveis da sociedade, desde indivíduos até governos e instituições.

A palestrante Rayane Ribeiro disse que políticas públicas, educação ambiental e conscientização coletiva precisam ser feitas com urgência.

“Estamos em um momento de transformação que é um pouco preocupante, pois estamos vivenciando todos esses momentos históricos, de um momento de escassez mais prolongado de água, um período de seca mais longo e também, enchentes mais fortes. Então a gente tem uma tendência de que esses fenômenos se prolonguem e ocorram cada vez mais ao longo dos anos. O que a gente precisa fazer com urgência é educação ambiental, política pública e conscientização coletiva”.

Conservar recursos hídricos e apoiar iniciativas que visam mitigar os efeitos das mudanças climáticas são políticas da Prefeitura de Rio Branco, que espera que, com o comprometimento de todos, seja possível enfrentar esse desafio global e garantir um futuro mais resiliente para a cidade e suas comunidades.

Lucimar: “A prefeitura tem compromisso com esse tema” (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

A diretora da escola de Educação Ambiental, Lucimar Oliveira falou do compromisso que a prefeitura tem com esse tema.

“Durante a semana estamos indo em várias instituições de ensino. A gente está trabalhando aqui com o curso superior de processos escolares, do Ifac. A Escola Ambiental do Horto Florestal tem atividade até sexta-feira, que é dia 22, e nesse dia temos um plantio em uma Área de Preservação Permanente. A gestão se preocupa com essa questão e a cada momento estamos realizando plantio de mudas de árvores, indo nos bairros falando sobre recursos hídricos e meio ambiente”.

O diretor geral do campus Rio Branco do Ifac, Paulo Souza, disse que essa parceria com a Prefeitura de Rio Branco tem sido de suma importância até porque, segundo ele, esse é um tema que está em evidência e que trazê-lo para os alunos acrescenta em muito o aprendizado de cada um.

“É um tema extremamente atual e necessário e dentro da proposta de trabalho do Ifac. A gente sempre pensa em trazer discussões para os nossos alunos que vão além simplesmente do conteúdo de sala de aula, da formação diretamente ligada ao curso. É importante debater também outras temáticas como educação ambiental e outras coisas mais que a gente acha que enriquece a formação deles e têm muito a contribuir”.

Outras notícias...