Prefeitura leva itinerante multidisciplinar do Mundo Azul para atender crianças autistas acolhidas em abrigo

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), buscando atender as especificidades das famílias que possuem crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizou um abrigo exclusivo para elas, montado na escola Chico Mendes, no bairro Santa Inês.

No total, onze famílias estão acolhidas na escola, sendo vinte e duas crianças. Devido a esse alto quantitativo, a municipalidade recebeu uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Mundo Azul, que trouxe sua equipe multidisciplinar para atender as crianças.

Segundo a coordenadora do abrigo, Sara Modesto, esse incentivo da prefeitura pretende mostrar para os pais a importância da terapia no desenvolvimento dos filhos.

“O Mundo Azul trazendo essa equipe para dentro da escola, muitas delas não têm condição de custear os exames que vão ter aqui. E aí é um incentivo para continuar o tratamento, ver realmente qual o grau de cada filho, o que cada um precisa, se vai fazer a terapia e já dar o encaminhamento”.

De acordo com a coordenadora do Mundo Azul, Édila Sousa, essa é a primeira vez que a municipalidade promove um itinerante como esse que busca atender não só as crianças cadastradas, mas as que ainda não estão.

“Nós trouxemos a equipe multidisciplinar do Mundo Azul para estar fazendo o rastreio para essas famílias que estão aqui abrigadas, famílias com crianças que já têm laudo e outras que estão em processo de avaliação. Esse serviço que o Mundo Azul está fazendo não tem na atenção básica, por ser da atenção especializada e só é encontrado em rede particular. Estamos com dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas, dois psicólogos e uma psicomotricista para fazer o rastreio dessas crianças para quando elas chegarem na atenção especializada com o médico neuropediátrico, elas já irem com essa avaliação de triagem”.

Para Geiciane Freitas, mãe de duas filhas autistas, essa assistência da gestão tem mostrado como ela se preocupa com o bem-estar das crianças.

“Eu acho muito legal né, porque no posto é muito difícil a gente conseguir encaminhamento e é uma grande ajuda que eles estão dando pra gente, quem é mãe sabe como é. Estou achando muito bom, porque tem assistente social, médico, tem toda a atenção que as crianças precisam, tem brinquedoteca, muitas coisas para eles”.

Soraya Efrase, mãe da Felícia de dois anos, contou que sua filha não fala e que pretende continuar com as terapias assim que a cheia do rio Acre baixar e ela retornar para sua casa.

“Estou achando muito bom porque a minha filha está desde o ano passado esperando uma Neuropediatra e aí eles vieram aqui. Há dias estamos acompanhando as crianças, então eu estou achando muito bom, a minha filha tem evoluído pouco, entendeu? Então eles estão de parabéns”.

O vereador Ismael Machado, também esteve presente no abrigo durante os atendimentos e parabenizou a prefeitura por esse olhar especial pelos autistas.

“Acertadamente a Prefeitura Municipal de Rio Branco está fazendo essa ação e podemos verificar, os profissionais estão se dedicando. Temos a equipe aqui do Cras São Francisco fazendo um excelente trabalho, cuidando de gente, tratando bem as pessoas e podemos verificar isso in loco. Como vereador e fiscal do povo, ficamos felizes, porque o nosso povo está sendo atendido”.