Ir para o conteúdo

Dia Mundial da Vida Selvagem: conheça o trabalho do Parque Ambiental Chico Mendes na preservação da biodiversidade

O Parque Ambiental Chico Mendes faz parte da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Inaugurado em 1996, atualmente conta com mais de 30 espécies de animais no plantel (o nome que se dá às coleções de animais). O zoológico municipal tem como pilares de trabalho a educação ambiental, a pesquisa, a conservação e o entretenimento.

Hoje, os zoos são grandes bancos genéticos de espécies em extinção ou que mesmo foram extintas na natureza, como a ararinha-azul, nativa da Catinga, que pôde finalmente ser reintroduzida em seu habitat natural, justamente por zoológicos possuírem indivíduos no plantel.

Além desses bancos genéticos servirem para trabalhos de reprodução assistida, também ajudam a entender comportamentos naturais, permitindo maior compreensão do que acontece na vida livre, prevenção de doenças e como minimizar nossos impactos.

A realidade de todos os animais do Parque Ambiental Chico Mendes é essa: nenhum animal do plantel foi capturado livre na natureza e trazido para a exposição. São animais que sofreram crimes ambientais e não puderam retornar ao habitat natural, encaminhados pelo CETAS.
Hoje, a função deles não é mais ecológica e sim educacional.

“Além da missão de proporcionar uma nova condição de vida aos animais, com dieta apropriada, cuidados veterinários e atendimento à todas as necessidades específicas de cada grupo, através dos olhos atentos e responsáveis dos biólogos, tratadores e veterinários, a dedicação ao trabalho de educação ambiental é primordial”, explicou a coordenadora do Parque, Joseline Guimarães.

“É pela educação ambiental que muitas pessoas conhecem ou conhecerão animais que só puderam ver pela televisão ou, muitas vezes, nem isso! É quando o entretenimento e a curiosidade promovem essa proximidade, estimulando a empatia e o interesse em preservar a natureza. É o zoológico quem fará esse primeiro contato, principalmente com as crianças, que são o futuro”, acrescentou o secretário da Semeia, Carlos Nasserala.

É importante salientar que todas as espécies do plantel do Parque são nativas da Amazônia. Quando perguntamos para as crianças que nunca foram ao Parque Chico Mendes quais animais esperam encontrar, sempre lembram de animais como leões, girafas e zebras. Promover a proximidade com a nossa regionalidade e o nosso contexto enquanto moradores da Amazônia e, muitas vezes, ainda desconhecido, é o primeiro passo de muitos em prol um trabalho conservacionista.

Se você ainda não conhece o Parque Ambiental Chico Mendes e ficou com vontade, o convite para ver a vida selvagem de perto está feito: de terça a domingo, de 7h às 17h.

 

Outras notícias...