Todos os anos de enchente, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), enfrenta problemas com os balseiros que danificam o flutuante de captação de água, rompendo as bombas. Este ano, com a passagem de muitos troncos, ocasionou a quebra de uma das bombas de capacitação.
Os flutuantes são conectados a um cano de PAD, que transporta a água para o tratamento. Com a rápida cheia do Rio Acre o flutuante ficou distante do barranco, dificultando o trabalho de manutenção da equipe. Desta forma, a única maneira de fazer a troca da bomba seria parar o sistema de captação, para que a equipe trabalhe em segurança.
Segundo Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb, a equipe da autarquia trabalha 24 horas para tentar manter o abastecimento de água na capital. No entanto há problemas como esse que atrasam a distribuição de água.
“Isso acontece todos os anos, embora a gente planeje muito, enfrentamos esse problema quando o rio enche demais e quando seca também”, explica.
O objetivo é normalizar a Estação de Tratamento de Água (Eta) 2, que produz mil litros por segundo e, conjuntamente com a ETA I, que produz 600 litros por segundo, para conseguir abastecer a cidade inteira. Além disso, o diretor-presidente aconselha fazer o bom uso da água, a fim de evitar desperdício.
“Mesmo quando nós tivermos na capacidade máxima de abastecimento, o bom uso da água. Isso eu falo sempre porque a gente vê muito desperdício.”
A manutenção da bomba do flutuante está prevista para ser concluída até o final da tarde desta sexta-feira (1). Já a normalização do abastecimento de água na capital pode ser normalizada até segunda-feira (4).