Um dos maiores desafios dos gestores das grandes cidades brasileiras consiste em ofertar ao cidadão um transporte público eficiente, barato e de qualidade. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, elegeu esse tema como uma de suas bandeiras.
Na manhã desta quarta-feira, 16, acompanhado de técnicos da Superintendência de Trânsito e Transporte (RBTRANS), Bocalom se reuniu com a promotora de justiça Alessandra Marques, da Promotoria do Consumidor, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), oportunidade em que apresentou uma proposta com alternativas para enfrentar e resolver a problemática do transporte público na capital acreana.
O superintendente da RBTRANS, Anízio Alcântara, enfatizou que o caminho para melhorar o sistema de transporte coletivo é dialogar de forma franca com a sociedade. “Temos buscado de forma incessante as boas políticas para tornar transporte coletivo eficiente, barato e com qualidade”, disse.
Alessandra Marques agradeceu a visita e considerou uma conversa de alto nível. Ela destacou a iniciativa da prefeitura de buscar uma solução que priorize as pessoas mais pobres, usuárias do transporte público. “Inicialmente nos foi apresentada uma proposta pequena, porém importante, e nós vamos avaliar”, disse a promotora de justiça
De acordo com o prefeito, o objetivo da proposta é esclarecer e orientar tecnicamente a formulação de soluções para os problemas do setor, tais como custo e tarifa, infraestrutura e modelo de contratação dos serviços, entre outros.
“Viemos ao Ministério Público mostrar as nossas intenções no sentido de resolver o problema do transporte público de Rio Branco. Eu sempre disse que se trata de uma verdadeira caixa preta, que a gente precisa abrir para que a população saiba o que acontece”, destacou Bocalom, acrescentando que a prefeitura pretende promover uma mudança radical no setor. “Essa mudança só vai acontecer com o apoio do Ministério Público”, salientou.