Ir para o conteúdo

Secretários municipais fazem reunião e montam estratégias conjuntas para apoio às vitimas da cheia

Em uma reunião estratégica no Parque de Exposições, no fim da tarde dessa segunda-feira (26), onde estão sendo abrigadas as pessoas atingidas pela cheia do rio, os gestores do município alinharam os serviços de assistência aos desabrigados. Eles definiram os trabalhos de apoio e o posicionamento de cada secretaria, no auxílio direto aos que precisam.

Frank: “Queremos que tudo ocorra da melhor maneira possível” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Segundo o chefe de Gabinete, Frank Lima, o prefeito Tião Bocalom foi tratar do reconhecimento do decreto e dos recursos, em Brasília, mas a equipe se reuniu para que tudo ocorra da melhor maneira possível em se tratando de acolhimento.

“Temos que nos preparar para poder dar a resposta ideal para quem está necessitando. Aqui uma reunião com todos os secretários para que a gente possa juntar mais força, para podermos chegar mais rápido nas pessoas que estão precisando”.

O serviço de acolhimento às vítimas é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

Suellen : “Todas as famílias passam por uma triagem” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“O nosso prefeito sempre fala em responsabilidade com a população e é isso que temos buscado aqui dentro do nosso acolhimento. Todas as pessoas que chegam no parque, passam por uma triagem, têm o inventário dos bens delas, depois tem a questão da alimentação, dos boxes onde vão ficar. Nós separamos a questão das crianças com o Espectro Autista, os idosos, as pessoas com deficiência (PCD). Então tudo isso vem fazendo com que a gente consiga mobilizar a nossa secretaria”, explicou a secretária da SASDH, Suellen Araújo.

Na manhã de segunda-feira (26), o prefeito Tião Bocalom decretou situação de emergência na capital acreana em razão da cheia do rio Acre, o que segundo a Defesa Civil, já atinge 51 mil pessoas em 37 bairros.

Falcão: “As secretarias precisam estarem cientes das demandas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

De acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, é preciso deixar todas as secretarias cientes do que está acontecendo e as demandas que surgem.

“Teremos mais celeridade, acertos e tratamos a população com dignidade, como é o preceito do prefeito. É por isso que reuniões desse tipo podem ocorrer constantemente para podermos alinhar, passar situações gerais, mas nós temos pontos específicos que precisam ser tratados particularmente com cada secretaria”.

Klowsbey: “Precisamos levar alegria às famílias” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Além dos adultos, centenas de crianças também estão sendo abrigadas. Para evitar o estresse e a ociosidade das famílias, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), vai promover uma série de atividades recreativas e culturais com todos.

“Precisamos levar alegria, ânimo, sabe fé, coragem, às crianças, aos jovens, adolescentes e aos idosos, enfim, toda a comunidade que está no Parque de Exposições. A FGB fez uma programação com várias brincadeiras de bambolê, corrida do saco, corrida do ovo, futebol de salão, futebol de campo, dança, concurso de música, é uma alegria só”, finalizou o diretor-presidente da FGB, Klowsbey Pereira.

Outras notícias...