Prefeitura de Rio Branco começa a receber desabrigados no Parque de Exposições

Desde que as águas do rio Acre atingiram a cota de alerta, a Prefeitura de Rio Branco tem organizado abrigos em escolas e a limpeza do Parque de Exposições.

Com o rio passando da cota de transbordamento que é de 14 metros, a municipalidade começa a receber os primeiros desabrigados no Parque.

Até a última contagem de acolhimento, realizada na manhã deste domingo (25), 24 famílias deram entrada no abrigo somando mais de 700 pessoas.

Bocalom: “Estamos preparados para fazer todo o acolhimento necessário” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a gestão lamenta por mais uma vez a população sofrer com a cheia do manancial, principalmente aqueles que vivem na beira do rio, sendo os primeiros atingidos pelas águas. O gestor enfatizou ainda, que a prefeitura está preparada para fazer todo o acolhimento necessário.

“Estou feliz, pois estamos no Parque de Exposições esse ano de uma forma mais tranquila do que ano passado, todo ano aprendendo. Aqui nós estamos em um galpão onde os bens das pessoas serão catalogados e guardados. A geladeira que é do Projeto Recomeço, também vai ter guarda-roupa do Recomeço para quem quiser ver, está até com a plaquinha do projeto”.

Suellen: “Os móveis doados pelo Programa Recomeço puderam ser vistos nas famílias que estão acolhidas”  (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Suellen Araújo, também destacou que os móveis doados às famílias atingidas pela alagação do ano passado também puderam ser vistos nas famílias que estão acolhidas nos abrigos montados em escolas.

“O Programa Recomeço chegou a quem sofreu com as enxurradas e alagação, a prova está aqui dentro do nosso galpão de acolhimento das nossas pessoas. Então, vale ressaltar que o nosso prefeito, com esse olhar de cuidado com quem perdeu naquele momento, que as enxurradas fizeram ali e não tiveram a condição de tirar, a prova está aqui dentro do galpão”.

Para as famílias que estão sendo acolhidas, o sentimento é de gratidão ao verem o empenho do poder público em amenizar o sofrimento neste momento.

“Eu só tenho a agradecer porque liguei ontem de tarde e hoje de manhã já foram, me acolheram e me trouxeram. Estou sendo bem tratada, agradeço muito ao prefeito que tudo venha dar certo para todos nós porque pra gente é difícil, perdemos as coisas e ficamos vulneráveis. Mas eu só tenho a agradecer pela assistência que a gente está tendo e pelo prefeito continuar nos ajudando, como sempre, ele nos ajudou”, disse a autônoma, Daniele Lima.

“Olha, é muito bom, pois  chegamos e já fomos bem amparados. Eu liguei só uma vez e os bombeiros já foram me pegar. Então, assim, já cheguei aqui, almocei, fomos bem acolhidos e não está faltando nada pra gente. O prefeito está de parabéns, porque geralmente as coisas demoram, né? E não está demorando, está tudo agilizado, a gente está acolhido, está se alimentando, até porque acabei de almoçar e a comida é muito boa”, ressaltou a dona de casa, Maria Inês.

Outras notícias...