Ir para o conteúdo

Prefeitura segue com obras de adequações nas escolas para credenciamento junto ao MEC

Em resposta às recomendações do Conselho Municipal de Educação, referente às adequações e obras de reformas estruturantes nas escolas da rede de ensino da capital, a Prefeitura de Rio Branco, segue para entregar os projetos prontos até o início do ano letivo.

De imediato, seis escolas passam por reformas, ampliação e construção de salas de aula, de bibliotecas, refeitórios e em algumas, como no caso da escolinha rural de ensino fundamental, Mauricília Sant`Ana, localizada na região do Benfica, será construída uma fazendinha , hortas, viveiro e até um galinheiro, parte do projeto de credenciamento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“A reforma se faz necessária, pois a escola está passando por um processo, junto a Secretaria Municipal de Educação, de credenciamento. Esse processo, que ao final vai ser avaliado pelo Conselho Municipal de Educação, é para adequar a Escola aos padrões do MEC para fins de credenciamento”, explicou o diretor de escola, Jadson Cabral.

A presidente do Conselho Municipal de Educação , Vômea Maria de Araújo, destacou que as adequações dos espaços escolares são fundamentais e a atual gestão municipal tem dado prioridade, no sentido de melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

“Nós estamos aqui numa comissão do Conselho Municipal de Educação, composta por duas conselheiras para verificarmos como estão as condições estruturais da Escola Mauricila Santana porque ela é uma das escolas que estão previstas para serem credenciadas este ano de 2024.”

Em outra obra, desta vez na escola de ensino pré-escolar, Angelina Gonçalves, localizada na região do Nova Esperança, a diretora Aurilene Araújo, que está no seu segundo mandato, disse que era um sonho antigo ver a escola toda reformada e com ampliações das salas de aula, o que vai oportunizar mais vagas.

“Há bastante tempo a comunidade aguarda por essa reforma, pois nós tínhamos muitos problemas estruturais na escola. Questão de banheiro, cantina, e agora com essa questão do credenciamento da escola, graças a Deus a nossa escola foi contemplada, e a comunidade com certeza só tem a ganhar”, disse a diretora de escola, Aurilene Araújo.

Nabiha: “Reformas e adequações são necessárias” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para a secretária de Educação de Rio Branco, Nabiha Bestene, essas reformas e adequações eram necessárias para o credenciamento exigido pelo MEC, ela disse que o prefeito Tião Bocalom, que trabalha dentro dos princípios da legalidade, determinou que todas as recomendações fossem atendidas.

“Nós já fizemos muito, com recurso próprio. O que o prefeito tem feito na educação só não enxerga quem não quer, pois de fato ele é professor, como eu sou e nós estamos dando todas as condições. Vamos deixar a educação bem na fita. O povo há de agradecer e de verificar que realmente nós viemos para fazer, não só para discursar, mas pra agir”.

Outra unidade escolar que também vem recebendo melhorias e ampliações é a escolinha de ensino infantil Luiza Carneiro Dantas, localizada no bairro São Francisco.

Outras notícias...