A Prefeitura de Rio Branco começou a construção de tampas de drenagem. A ideia surgiu da necessidade emergencial de proteção dessas caixas de esgotos e drenagem. As tampas são feitas com concreto e ferro armado. A exigência foi do próprio prefeito que percebeu essa deficiência em obras de gestão passadas abandonadas pelos bairros.
“Se fossemos pagar para a iniciativa privada, isso custaria muito mais caro. Quando a gente faz para a administração direta, fica muito mais barato. E é isso, gastar bem o dinheiro público, pois o dinheiro é de todos nós que pagamos impostos. Minha obrigação como prefeito é gastar bem o dinheiro. Estamos fazendo isso junto com todo mundo, com todos os funcionários. Com funcionários, com secretários, com muita responsabilidade”, disse o prefeito.
As tampas estão sendo construídas no pátio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade.

De acordo com o secretário de Cuidados Com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira, já foram produzidas mais de 230 tampas.
“Montamos uma equipe na SMCCI para que pudesse fazer esse serviço, montamos na verdade uma mine indústria no pátio da secretaria, e começamos a produzir. Estamos fazendo por avenida, indo ao local, fazendi o reconhecimento em loco da tampa quebrada e se faz a produção sob medida. Depois que concluirmos as vias principais, vamos entrar nos bairros também. Além de limpar, além de iluminar, nós vamos estar colocando as tampas de drenagem nas caixas que estão precisando.”
No particular, as tampas foram orçadas em quase dois mil reais. Hoje, a mesma tampa construída pela própria gestão está saindo a pouco mais de 500 reais.
Não existe uma padronização das tampas, elas são construídas de acordo com a necessidade de cada via, uma equipe é deslocada às ruas para fazer a medição. Essas aqui foram construídas especificamente para às ruas Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.
A qualidade das tampas é comprovada pelo próprio prefeito que colocou a mão na massa.
“As tampas são reforçadas com ferro, com bastante concreto, não é só para enfeitar, é para aguentar. Então para isso tem que ter o traço correto, a armação correta, que é feita com ferro, precisa ser vibrada. A resistência é outra, totalmente diferente de uma peça sem ser vibrada, um tamanho específico para cada rua”, concluiu o prefeito.