
A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos- SASDH, em parceria com o Instituto Federal do Acre- IFAC, lançaram nesta sexta feira (01), o Programa Mulheres Mil.
O programa tem como público alvo, mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela Casa Rosa Mulher, encaminhadas pelos Centros de Referência e Assistência Social, os CRAS.
Ao todo, nesse primeiro momento, serão ofertados 180 vagas em cursos profissionalizantes nas áreas de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Caixa de Supermercado.
Segundo a secretária da SASDH, Suelen Araújo, a profissionalização é uma forma do empoderamento feminino e principalmente melhorando a auto estima e consequentemente a liberdade e independência financeira.
“Nós estamos tratando aqui de uma parceria da nossa gestão, da prefeitura com o IFAC, onde a gente tem um público de mulheres que são atendidas pela Casa Rosa, que passaram por um ciclo de violência ou pelos nossos crazes e foram encaminhadas. A gente sabe que o ciclo de violência acontece de várias formas, e uma dessas é o financeiro. Então, quando nós conseguimos capacitar essas mulheres, quando nós conseguimos mostrar para ela esse novo mundo, esse novo olhar, empoderar ela enquanto mulher, para que ela seja a gestora da sua casa, da sua família, a gente só faz com que essa política se fortaleça e a gente tenha, assim, números favoráveis, números positivos, para que as mulheres, de fato, sejam donas das suas vidas”. disse eufórica a secretária
Taliane Lemos Pereira, diz que está ansiosa para iniciar o curso de caixa de supermercado. Segundo ela, será uma excelente oportunidade, que vai enriquecer o seu curriculum e abrir mais portas no mercado de trabalho.
“Eu estou ansiosa por fazer, porque eu vou melhorar meu curriculum, eu vou melhorar na situação financeira, ajudar minha mãe que trabalha na Casa Rosa também, e ajudar meu filho também. Isso, vai melhorar cada dia mais também. Que eu vou aprender com esses cursos. Trabalhando e independente” disse Taliane animada”.
Para o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, que sempre tem defendido pautas positivas de políticas para as mulheres em sua gestão, essa parceria com o IFAC, vai trazer mais dignidade e qualidade de vida à essas mulheres vítimas de todo tipo de violência e vulnerabilidade social.
“Olha, primeiro de tudo que o IFAC sempre foi um grande parceiro da Prefeitura de Rio Branco. Estou feliz com isso e mais essa parceria, agora onde a gente vai poder capacitar as nossas mulheres que por algum motivo estão em vulnerabilidade. Então, eu estou feliz que elas vão sair daqui capacitadas para entrar para um mercado de trabalho em alguma área.
Obrigado, Ifac, obrigado, obrigado, obrigado mesmo a toda a equipe que está fazendo essa parceria, para dar dignidade a essas mulheres que estavam realmente à margem da sociedade”, pontuou o prefeito.