Prefeitura de Rio Branco discute com outros municípios as peculiares de cada regional no que se refere a saúde pública

Objetivo é avaliar e buscar diretrizes à saúde básica (Foto: Luízio Oliveira/Assecom)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS) se reuniu na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), com o objetivo de discutir as particularidades de cada município referente às portarias, resoluções, pactuações, os trabalhos da atenção básica, da imunização, da saúde como um todo, para avaliar e buscar diretrizes dando mais eficiência à saúde básica de todas as cidades acreanas.

Segundo o presidente da COSEMS, Vitor Martinelli, a maior pauta em discussão nos encontros dos secretários de saúde, são as diretrizes à cerca dos financiamentos. De acordo com ele quando se retrata de financiamento, não se pode comparar um financiamento que é realizada, uma pactuação, em Brasília, sendo que a particularidade do estado do Acre é outra.

“Nós temos municípios aqui como Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Porto Walter, de difícil acesso que a cesta básica chega lá, por exemplo, um pouco mais cara e a saúde também é o mesmo jeito. Fazer saúde nesses municípios é mais complexo. A gente precisa melhorar a qualidade do financiamento dos municípios para melhorar na contratação de profissionais, valorização do servidor, na assistência farmacêutica, aquisição de medicamentos e estar ofertando mais qualidade de atendimento para a população”, disse.

Os assuntos debatidos no encontro, serão levados ao Ministério da Saúde e aos agentes financiadores.