Prefeitura investe no fortalecimento da produção da agricultura familiar e garante alimento para entidades carentes

Programa também tem beneficiado diversos produtores locais (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O Programa de Aquisição de Alimentos da Prefeitura de Rio Branco tem se destacado como uma importante iniciativa para promover a agricultura familiar e garantir alimentação de qualidade nas escolas, creches e nos Cras da capital. Com um investimento de 740 mil reais, o programa também tem beneficiado diversos produtores locais, que agora têm a oportunidade de fornecer seus produtos diretamente para as instituições. Com isso, os produtores recebem o incentivo desde o início da produção até a escoamento do produto.

“A gente ganhou o adubo, calcário, grade. Para os agricultores que são feirantes da nossa comunidade ganhamos lona, sombrite, caixa d’água, mangueira. Isso já é uma ajuda que eles estão dando para o produtor poder crescer. Muita gente tinha perdido o incentivo de produzir. Veio a pandemia, O preço elevou depois da pandemia. A prefeitura começou a dar esse incentivo, a nossa comunidade dobrou de produção. Hoje tem condição de tirar três toneladas de produtos por semana”, ressaltou a produtora rural, Rosilene Teles.

Entraram com o maquinário no ramal. Não adianta a gente produzir se não tiver um ramal que possibilite escoar o produto”, frisou o produtor rural, Barros Mackenzie.

Para produzir com mais qualidade, além da correção das áreas e adubos, os produtores hoje recebem assistência técnica na propriedade o que incentiva ainda mais a produção.

“Agora a gente está recebendo assistência técnica e a gente está de parabéns, porque a gente está conseguindo produzir, então fica mais fácil. Nós ganhamos um calcário agora, a nossa terra está sendo calcarizada, adubo. No ano que vem a produção vai ter que ser melhor ainda”, destacou o produtor rural, Manoel.

Cerca de 25 toneladas de alimentos são armazenadas aqui no banco de alimentos da Secretaria de Assistência Social. Daqui os produtos são distribuídos aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que beneficia quase mil famílias.

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, o secretário de Agropecuária, Eracides Caetano e a secretária de Assistência Social, Suellen Araújo, visitaram o centro de armazenamento. Na ocasião, acompanharam a chegada do produto e conversaram com os produtores.

“A prefeitura, que nunca comprou o produto dos produtores dentro do PA, agora está comprando. A gestão destinou esse ano R$750 mil praticamente, R$649 mil, R$750 mil para comprar produto dos produtores. Esse é dinheiro nosso, da prefeitura, coisa que nunca aconteceu”, explicou o prefeito.

“Para os nossos Cras, nosso grupo de convivência, nossos idosos, nossas crianças, como para as famílias que são atendidas pelos nossos Cras”, concluiu a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Suellen Araújo.