
As Unidades de Referência em Atenção Primária, conhecidas como Uraps, e as Unidades de Saúde da Família, conhecidas como USFs são de competência do Município. Mas parte da população ainda não sabe a diferença entre elas e isso ocasiona a busca errada pelo atendimento que cada cidadão necessita.
Atualmente, Rio Branco possui 11 Uraps, que estão localizadas em cada uma das regionais da capital. Elas são as unidades responsáveis por dar apoio às USFs devido ao tamanho do porte, com capacidade mais ampliada.

Michela Lemos, coordenadora da Urap Cláudia Vitorino, que fica na entrada do bairro Taquari, informa que é na Unidade de Referência em Atenção Primária que o usuário encontra os atendimentos especializados, além de também ser na farmácia da Urap que os remédios controlados são dispensados. E claro, a regulação. É por meio dela que é feito o agendamento para ter acesso aos atendimentos da unidade.
A unidade conta com fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, um laboratório, salas de vacina, de Leishmaniose e de Tuberculose. A Urap Cláudia Vitorino tem também sala destinada a testes rápidos, que não fecha durante todo o dia. “Os serviços abrem às 7h e paramos às 17h. Esses testes rápidos são importantes que fiquem abertos nesse período do almoço porque podem acontecer acidentes e as pessoas precisarem fazer os testes. Então procuramos encaixar o horário do enfermeiro para não ficar fechada. Nós também fazemos o teste do pezinho e da mãozinha, que só é ofertado na rede pública”, explica a coordenadora.
Já as USFs têm como uma das características o horário de funcionamento, que é comercial, das 7h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O município de Rio Branco possui 46 Unidades de Saúde da Família. É através delas que a municipalidade consegue acompanhar de perto a saúde dos moradores de um bairro. A equipe da USF realiza diariamente visitas domiciliares, como detalhou Anthagoras Dantas, coordenador da USF Francisco Eduardo Paiva, no Rui Lino.

“A Unidade de Saúde da Família é uma unidade que funciona com uma equipe um pouco menor em relação à Urap, que possui uma equipe mais completa. Porém, é uma unidade em que é bem característico o vínculo que temos com a comunidade, acompanhamos a pessoa em todos os seus ciclos de vida, desde o acompanhamento do planejamento quando a mulher pensa em engravidar, consulta do pré-natal e depois o acompanhamento da criança. Então, nós acompanhamos todo o ciclo de vida da pessoa, fazemos visita domiciliar que é um diferencial da USF, acompanhamos o paciente não só dentro da unidade, na verdade, precisamos ser mais efetivos lá no domicílio”.
Quando juntamos as 11 Uraps, as 46 USFs e a Policlínica Barral y Barral, que oferta serviços característicos de uma Urap, temos um total de 58 prédios intitulados de Unidade Básica de Saúde, mais conhecidos como UBS.
“UBS é a Unidade Básica de Saúde. Aqui em Rio Branco todos os nossos estabelecimentos da atenção primária são cadastrados como UBS, porque o Cadastro Nacional de Estabelecidos de Saúde (CNES) tem uma nomenclatura e na atenção primária todas as nossas unidades são cadastradas como UBS”, detalha a diretora de Assistência à Saúde, Rafaela Brito.
Agora, conhecendo a diferença entre as unidades de saúde, fica mais fácil procurar os serviços específicos para as necessidades da família.