Prefeitura recupera pavimentação da ponte Juscelino Kubitschek na noite desta segunda-feira

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), realiza na noite desta segunda-feira, 22, a recuperação do pavimento asfáltico da ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como “Ponte Metálica”, que liga o Primeiro ao Segundo Distrito da Capital. De acordo com o Diretor presidente da Emurb, José Assis Benvindo, o pavimento da ponte apresentava alguns buracos, em consequência das fortes chuvas que vêm atingindo a cidade nos últimos meses, o que obrigou a empresa a intervir para fazer a recuperação. “O tráfego intenso de veículos e as fortes chuvas provocaram alguns buracos na ponte. Hoje, aproveitamos as condições meteorológicas favoráveis para recuperar o pavimento asfáltico”, explicou Assis. Trabalhos não param Assis aproveitou para informar que a Emurb segue realizando trabalhos de manutenção da malha viária da cidade, atendendo determinação do prefeito Tião Bocalom, no sentido de manter no melhor nível de qualidade possível o tráfego de veículos e o trânsito das pessoas nas ruas e avenidas da capital. “O nosso trabalho não para, em que pesem as chuvas que têm atingido Rio Branco”, enfatizou Assis, acrescentando que a Empresa também está realizando, diariamente, serviços de drenagem, tapa-buracos, construção e recuperação de bueiros e meios-fios na cidade. “O Objetivo maior é evitar transtornos à população neste período de inverno”, concluiu o diretor.

Continue lendo

Marfisa Galvão participa de videoconferência com Coordenação de Serviços de Acolhimento

Na manhã dessa segunda-feira, 22,  a gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Marfisa Galvão, em companhia do chefe de Gabinete, Rodolfo Piovezan, participou de uma reunião por vídeoconferência com a coordenadora Geral de Serviços de Acolhimento (CGSA)  do departamento de Proteção Social Especial,  da secretaria Nacional de Assistência Social, Valeria Campelo. Na reunião, Valéria Campelo deu orientações de como proceder na captação de recursos federais para o enfrentamento a alagações e enxurradas que afetam Rio Branco. Parte desses recursos são destinados, de forma emergencial, para o ressarcimento de despesas e contenção de gastos que são necessários aos abrigos montados na rede municipal de atendimento. Os recursos serão oriundos do governo federal do Ministério da Cidadania que prestaram devido Socorro aos desabrigados. Segundo Rodolfo Piovezan, o que chama a atenção e agilidade na disponibilidade dos recursos, embora exista um procedimento padrão extremamente criterioso. “A  velocidade na destinação desse recurso é quase que instantânea. Isso chama atenção porque facilita o subsídio e as compras dos suprimentos. Para se ter uma ideia, dentro de suprimentos nós temos cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, colchões em alguns casos. E já estamos preparando a segunda etapa de doações que nós estamos recebendo da comunidade também”, explicou o chefe de gabinete. Para a secretária Marfisa Galvão a  vídeoconferência é muito importante para alinharmos as ações de atendimento às vítimas da cheia. “Estamos obedecendo todos os critérios do Ministério da Cidadania que visa um enfrentamento de situações de emergência e calamidade. As ações alinhadas têm papel fundamental e são resolutivas para esse triste momento pelo qual estamos passando. Temos trabalhado incansavelmente, dia e noite, ao lado do nosso prefeito Bocalom em prol do nosso povo”, enfatizou Marfisa.

Continue lendo

Tião Bocalom anuncia projeto de gerenciamento regional para aproximar população da gestão

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, expressa como mantra de sua gestão a aproximação com as pessoas, eficiência administrativa com organização coerente dos meios e recursos humanos, materiais e institucionais para a prestação de serviços públicos de qualidade e igualitário para todos os rio-branquenses. Desse modo, reuniu na manhã desta segunda-feira, 22, com um grupo de 10 arquitetos e com os secretários Artur Neto (Casa Civil) e Normando Sales (Meio Ambiente), para lançar o projeto piloto de gerenciamento por regionais da cidade, visando aplicar novos conceitos de desenvolvimento e atender as carências sociais e estruturais de forma mais eficaz. Nos últimos anos o gestor se dedicou ao conhecimento in loco da problemática existente nos 227 bairros registrados na capital e constatou que em algumas regiões da cidade, sequer há um planejamento coeso de desenvolvimento.  Pelo projeto, os arquitetos assumirão a condição de gerente regional com a missão de encontrar soluções técnicas e aplicáveis para o melhor desenvolvimento social, alicerçador e cultural na linha de prioridade dos bairros. Todo trabalho dos gerentes deverá ser feito em harmonia com a comunidade, seus líderes e com os vereadores. O modelo de governança visa aproximar a gestão da população e otimizar os serviços públicos. “A ideia é criar um padrão onde a gente possa ter um maior controle das ações da prefeitura, acompanhamento e informação, tanto no que necessita ser feito como do que está sendo feito. A prefeitura está trazendo essa linha para um debate mais técnico, por isso, procurou o currículo de 10 arquitetos, porque o arquiteto tem uma visão metodológica pronta para orientar o melhor a fazer em cada regional, bairro ou rua. É uma célula embrionária, mas a tendência é crescer em todas as esferas do município”, disse Artur Neto. Os gerentes regionais passaram por uma capacitação junto as várias secretarias e órgãos do executivo, como explica o secretário do Meio Ambiente, Normando Sales. “Com essa iniciativa que o prefeito Tião Bocalom está adotando de trazer para cada regional um pensador urbanístico, que são os arquitetos, vamos ter a agilização de muitos processos internos, e muitas decisões que as pessoas podem adotar no cotidiano agilizando e melhorando a vida da população”, disse Normando.  Bruno Souza Ferreira está confiante e pronto para o novo desafio. Segundo ele, é um trabalho que está sendo indicado agora, um desafio. “A população pode esperar que vamos dar o melhor de nós para a que, no futuro, tenhamos uma bela Rio Branco”. “Tenho certeza que com cada regional tendo seu gerente técnico, e não um gerente político, a tendência é o engajamento maior da comunidade. Ele vai ter sempre o olhar de que precisa melhorar. Tem muita coisa a ser feita, e vai ser feita”, ponderou Tião Bocalom.

Continue lendo

Zeladoria realiza ação de limpeza para combate ao mosquito da dengue nos bairros

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), iniciou nesta segunda-feira, 22, a limpeza para ação de combate ao mosquito transmissor da dengue. O cronograma de execução é de 60 dias. Os primeiros bairros, dos 50 com maior índice de casos de dengue, a serem beneficiados essa semana serão; Cidade do Povo, Belo Jardim, Calafate, Bahia Nova, Sobral, Santa Inês e Belo Jardim II. Serão utilizados, na operação, 57 maquinas entre equipamentos, caminhões e maquinários: caçamba basculante, pá carregadeira, retroescavadeiras, além das equipes de servidores e coordenadores da SMZC. A Zeladoria permanece à frente nas ações de limpeza da cidade, como também ajudando as famílias que foram alojadas no parque de exposições. ”O trabalho é árduo, mas não estamos medindo esforços para atender nossa população que está passando por momentos de muita dificuldade “, frisou Joabe Lira, secretário da SMZC.

Continue lendo