Categoria: Empreendedorismo
Prefeito de Rio Branco é homenageado durante Fórum dos empreendedores na capital
Em alusão o Dia nacional da Economia Solidária, comemorado no dia 15 de dezembro, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi um dos homenageados durante Fórum dos empreendedores realizado na manhã desta segunda-feira (16), no auditório do Serviço de Apoio às Micro Pequenas Empresas (Sebrae), na capital. Para a representante do Fórum da Economia Solidária no Acre, Maria Andrade, felizmente o apoio e as parcerias entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco e o Sebrae, têm sido fundamentais, para que cada vez mais empreendedores possam se somar e por que não se descobrir em novos empreendimentos, fortalecendo cada vez mais a economia local que já emprega direta e indiretamente em torno de 1.500 pessoas. “Estarmos cada vez mais unidos, junto com os empreendimentos de economia solidária, que é uma política pública do Estado e da Prefeitura, e juntos fazermos que os novos empreendimentos que surgem tenham uma fomentação melhor. O Fórum de Economia Solidária é movimento no Estado, o emprego. Direto e indiretamente, principalmente nessa data, na feira natalina”, destacou Maria. Para o superintendente do Sebrae no Acre, Vandré Prado, o principal papel da instituição é poder estar ao lado dos micros e dos pequenos empreendedores, dando consultorias e facilitando na logística e funcionamento de cada investimento. “Realmente, a economia solidária para nós aqui do Sebrae é uma linha de apoio, de atuação que a gente tem, que a gente faz com muito carinho, com muita atenção, porque na nossa visão, a economia solidária é o empreendedorismo raiz, por assim dizer. É aquele que traz soluções para os problemas das pessoas, que fundamentalmente o empreendedorismo. Que transforma sonhos em realidade. Nós temos histórias belíssimas por trás dessa economia solidária”, explicou o superintendente. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que foi um dos parceiros homenageados durante o Fórum, falou como a sua gestão tem prestado apoio a esses empreendedores. “A gente vai continuar apoiando naquilo que for necessário, porque nós entendemos que eles são um exemplo para todos, de que não precisa todo mundo achar que vai ter emprego na prefeitura ou governo do Estado. Não existe vaga para todo mundo. Então, precisa empreender. Então, cada um à sua moda, ao seu jeito. Está procurando empreender, está sobrevivendo, sobrevivendo bem, alguns deles já gerando empregos. É muito importante, a gente vai continuar fazendo isso daí, não tem dúvida nenhuma”, expressou o prefeito. Além do prefeito, foram homenageados durante o Fórum de Economia Solidária, representantes do Governo do Acre e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Coronel Ezequiel Bino.
Continue lendoPrefeitura de Rio Branco lança Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor, lançada na manhã desta quinta-feira (18), será um espaço exclusivo para atender empreendedores que desejam abrir ou ampliar seus negócios, especialmente micros e pequenos empreendimentos, fomentando a economia local. “Hoje subimos mais um degrau. A partir de hoje, abriremos a sala e esperamos que os empreendedores tragam demandas sobre seus negócios, dúvidas e estaremos aqui para capacitá-los, orientá-los e treiná-los”, explicou a agente de desenvolvimento, Bruna Caminha. Na sala os empresários terão acesso a orientações, capacitação, networking e ferramentas para impulsionar seus negócios de maneira ética e sustentável. A sala terá a mesma referência da Secretaria de Infraestrutura no antigo prédio do Mira Shopping, no centro da cidade, ao lado da prefeitura. “Ele não precisa rodar a cidade toda para tirar dúvidas, resolver problemas ou identificar o que precisa. Aqui, na Sala do Empreendedor encontrará todas as atividades e informações necessárias”, explicou o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira. O Sebrae será o grande parceiro do projeto. “O Sebrae agradece a sensibilidade e o engajamento da Prefeitura de Rio Branco. Compreenderam a metodologia e ideia que trouxemos, abraçando com tanto carinho. Uma sala belíssima, acolhedora e central em nosso município. É uma alegria enorme participar desse momento”, destacou o diretor Administrativo Financeiro do Sebrae, André Prado. O prefeito Tião Bocalom, maior entusiasta do projeto, diz que o incentivo à produção não deve ser só no campo, mas também na cidade, para gerar oportunidades e as pessoas ganharem dinheiro. “O dinheiro não cai do céu. É preciso trabalhar. A nossa Sala do Empreendedor está aqui para ajudar àqueles que desejam empreender, seja na zona urbana ou rural, dando a devida assistência ao longo do tempo. Infelizmente os números mostram que 80% ou mais das empresas morrem em menos de dois anos. Isso significa que falta um apoio maior do Poder Público. É esse apoio que nossa Sala de Empreendedor, nossa gestão, quer proporcionar a todos que desejam empreender. Queremos orientar junto com o Sebrae e todos os envolvidos neste projeto, para que eles não morram.”
Continue lendoPrefeitura e ACISA fortalecem laços de incentivo aos empreendedores
A fábrica de produtos de limpeza Laju, localizada em Rio Branco, tem sido um importante centro de produção na região. Há mais de 20 anos no mercado, a fábrica se destaca pela qualidade dos seus produtos e pelo impacto positivo na economia local. Com uma ampla linha de produtos que inclui detergentes, desinfetantes, água sanitária e outros itens de limpeza, a Laju tem conquistado espaço no mercado regional. Por dia, a indústria acreana produz mais de 800 fardos de produtos. Por mês, chegam a mais de 20 mil. Os produtos são comercializados tanto na capital como no interior. Agora, a indústria já alcançou o mercado do estado vizinho, Rondônia. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), Marcelo Moura, visitaram a indústria e conheceram toda a linha de produção. O presidente disse que o município precisa de forma de gerar emprego, renda, riqueza, que não seja só pelo FPM ou por transferência federal ou municipal, mas por meio da ajuda dos empresários. “A Associação Comercial está nessa agenda e eu estou nessa parceria com a prefeitura e com o Estado para que a gente consiga criar o ambiente necessário para os empresários promoverem esse incremento de renda e riqueza no Estado. O prefeito deu o passo essencial, que é vir e entender a necessidade dos empresários. Hoje nós ouvimos aqui quais são as reais necessidades e a partir desse primeiro passo, é desenvolver realmente uma agenda para que isso aconteça, para que a gente consiga dar retorno aos empresários, para que esses empresários consigam crescer, gerar emprego, ganhar dinheiro e voltar a investir.”, explicou Marcelo Moura. O prefeito disse que é fundamental a aproximação do poder público com os empreendedores oportunidades para todos. “A iniciativa privada precisa ter um ambiente produzido pelo poder público para que ela possa trabalhar. Então, essa nossa visita a essa indústria de produtos de limpeza, eu acredito que possa gerar, uma alternativa de compras diretas, como a prefeitura vem fazendo. O nosso objetivo é sempre gerar emprego aqui, como a gente faz com o leite, com o pão e os uniformes escolares”. A indústria gera centenas de empregos diretos e indiretos na região. A gerente da fábrica, Cristina Leila, disse que fortalecer os laços com o poder público é fundamental para consolidação dos negócios. “Ele disse que vai nos ajudar, já está pegando o pão e o leite daqui, priorizando a nossa cidade, as coisas que são daqui. Então isso já é muito bom. Isso já nos fortalece porque a gente consegue gerar oportunidades de empregos para o povo daqui. Não precisa a gente estar comprando de fora.” “É mais uma alternativa, e não custa, nossa equipe vai sentar, vai detalhar, vai verificar como é que a gente pode fazer compras diretas também desse tipo de produto.”, concluiu o prefeito.
Continue lendoParceria entre Município e Sebrae incentiva empreendedorismo local
A Prefeitura de Rio Branco tem atuado como um grande colaborador dos empreendimentos locais. A parceria entre a gestão e o Sebrae, veio para facilitar e desburocratizar o ambiente de negócios. Juntos eles buscam auxiliar os micro e pequenos empresários em todas as ações que serão feitas no município. Segundo Miriam Paiva, analista técnica do Sebrae, a prefeitura tem sido um importante apoiador dos pequenos negócios locais e fez uma verdadeira revolução no âmbito da economia da capital. “Nós temos os Agentes de Desenvolvimento (ADs) instituídos por lei onde a prefeitura conseguiu nomear para o município três agentes que fazem a interlocução entre o poder público e os empresários, então eles pegam as demandas dos empresários e levam para o município, enquanto o Sebrae está aqui para apoiar os ADs no que eles precisam, na parte de capacitação para trabalharmos o desenvolvimento de Rio Branco”, destacou. Segundo Bruna Caminha, chefe da Divisão de Licenciamento de Atividades Econômicas (Dilae) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e um dos Agentes de Desenvolvimento (ADs), o Sebrae vem como um apoio para capacitar, orientar e criar um melhor ambiente de negócios para o município de Rio Branco. “A prefeitura vai trazer inovações e a primeira que será lançada nos próximos dias será a viabilidade automática que é empreender de forma automática, sem nenhuma análise humana, num rol de 1.332 atividades econômicas. O Município conseguiu classificar em uma parceria entre secretárias dos órgãos licenciadores 420 atividades que vão funcionar de forma automática, então em menos de 10 minutos o empreendedor tem a sua empresa aberta”, disse. A agente ainda destacou que em breve uma sala do empreendedor será inaugurada na Seinfra, para que esse espaço de negócios possa criar oportunidades que vão desde a abertura até a elaboração do plano de negócios e capacitação dos empreendedores. Para assim, a gestão apoiar o empreendedor de todas as formas, principalmente o da agricultura familiar. Carlos Taborga, possui um empreendimento na área de alimentos há mais de 20 anos, ele destacou o compromisso da gestão em não medir esforços para apoiar efetivamente a economia local. “A prefeitura de Rio Branco é aquele irmão mais próximo da gente e a gestão tem se dedicado para a economia solidária, tem nos ajudado mesmo é tanto que nós temos um caminhão porque o prefeito já liberou e é o que dá apoio para estarmos aqui hoje na Expoacre transportando todas as nossas para trazer nosso empreendimento para cá”, destacou. Marcelo Moura, empresário na área do audiovisual e participante da economia criativa destacou que a parceria entre a prefeitura e o Sebrae tem sido fundamental para o crescimento do seu negócio. “Ter um apoio da prefeitura que possa apoiar mesmo o pequeno empresário é o maior incentivo e a prefeitura está ajudando entrando como nosso parceiro vai trazer bons resultados tanto pro microempreendedor quanto para a prefeitura”, enfatizou.
Continue lendoPrefeitura de Rio Branco entrega caminhão baú à feirantes do Economia Solidária
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), entregou, no final da tarde desta terça-feira, 7, um caminhão baú, para os feirantes do Programa Economia Solidária. O veículo era uma reinvindicação antiga deles. O Programa contempla atividades de organização da produção e da comercialização de bens e serviços, da distribuição, do consumo e do crédito, observados os princípios da autogestão, do comércio justo e solidário, da cooperação e da solidariedade. O prefeito Tião Bocalom recebeu os agradecimentos dos feirantes e, como presente, um quadro feito de sementes amazônicas, por artesãos acreanos. “Há 20 anos eles esperavam o apoio do setor público e estão recebendo agora. E vão continuar recebendo. Porque eles são empreendedores individuais, estão tratando das suas famílias e muitas vezes gerando um outro emprego. E é isso que a gente quer, trabalho. A nossa vida precisa primeiramente de Deus e saúde, mas depois precisa de dinheiro. E dinheiro não cai do céu, tem que trabalhar. E é o que eles estão fazendo”. Carlos Taborga, coordenador do Fórum de Economia Solidária, agradeceu ao prefeito e reforçou que essa solicitação já durava 20 anos. “O Economia Solidária do município de Rio Branco está em festa. São 20 anos dessa peleja, que a gente vinha em busca desse transporte que pudesse atender a nossa demanda. Nós só temos a agradecer a gestão pública do Tião Bocalom, que traz para a gente a dignidade de um caminhão desse. Nós vamos produzir, vender e trazer dignidade para nossas famílias”, enalteceu. O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, reforçou o compromisso da gestão com os feirantes da Economia Solidária. “Essa é uma preocupação da gestão, principalmente do prefeito, que esse pessoal se dê bem nas suas atividades”, finalizou. Participaram da solenidade de entrega do caminhão, os vereadores Antônio Moraes, Lene Petecão e Samir Bestene, além da secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Turismo, Tecnologia e Inovação, Neiva Tessinari, entre outras autoridades.
Continue lendo