Rio Branco - Acre, 28/08/2014

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruascidadeacesso-a-informacao-rio-branco-acre

Resíduos sólidos: Rio Branco é exemplo no dia mundial do meio ambiente

São milhares as cidades brasileiras que possuem lixões a céu aberto e no Acre, como regra, na maioria dos municípios não é muito diferente. Mas em Rio Branco, a prefeitura dá um verdadeiro exemplo de como preservar o meio ambiente. É a única cidade do Estado que possui uma unidade de tratamento de resíduos sólidos.
Por isso, no dia mundial do meio ambiente, comemorado na última quarta-feira, 5, no Horto Florestal, o prefeito Marcus Alexandre fez a convocação da 4ª conferência municipal do Meio Ambiente e também deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Na solenidade que marcou as comemorações pelo dia mundial do meio ambiente, em Rio Branco estava presente também a secretária municipal Silvia Brilhante, o secretário estadual de Meio Ambiente, Edgard de Deus, além de representantes de órgãos e entidades que trabalham pela preservação do planeta.
Um coral de alunos do terceiro ano do ensino fundamental da escola Mozart Donizeti cantou a música “canto da natureza”, do compositor Rubinho do Vale. Em seguida, foi entregue a premiação de um concurso de redação sobre o meio ambiente realizado pela escola Anice Dib Jatene.
E não é de hoje que a prefeitura de Rio Branco vem fazendo a sua parte em defesa do meio ambiente. Há alguns dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) lançou o plano integrado de prevenção e controle das queimadas urbanas, como forma de conscientizar os moradores sobre os perigos de uma queimada irregular dentro da cidade.
Além de todo o trabalho que os fiscais da Semeia já realizam diuturnamente para garantir qualidade de vida na cidade, a secretária Silvia Brilhante fez questão de destacar os cursos que são oferecidos na escola municipal de meio ambiente. Alguns são muito interessantes, como o de reciclagem de papel.

Quem também participou da solenidade foi o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque. Ele fez questão de agradecer o trabalho de limpeza realizado pela prefeitura de Rio Branco de janeiro até o mês de maio, quando mais de 50 mil toneladas de entulhos foram retiradas das ruas.
O vereador Gabriel Forneck destacou a necessidade de ajudar o prefeito Marcus Alexandre a tornar Rio Branco uma cidade sustentável e, em breve, estará apresentando, na Câmara, um projeto de lei dispondo sobre o IPTU Verde. “Precisamos de uma cidade sustentável, mas para que isso aconteça, precisamos de atitude e o IPTU é uma delas”, disse.
Para o perfeito Marcus Alexandre, a preservação do meio ambiente tem que começar no lugar mais importante, que é a escola. Daí, a partir do que é ensinado para as crianças, é que os bons exemplos podem se multiplicar por toda a cidade, ponto do qual a população pode ajudar o prefeito a cuidar da cidade.

“A história não conta as boas intenções, ela conta as realizações e, por isso, temos que ter atitude para realizar o trabalho de continuar preservando o meio ambiente em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Redações Premiadas

COM VOCÊ NO DIA A DIA

Dia-a-Dia Terminal de Integração da UFAC-27-08