Rio Branco - Acre, 17/02/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Reinaugurada Sala Memória Francisco Bacurau

A Sala Memória Francisco Bacurau foi reinaugurada nesta terça-feira, 18, na rua Governador Artur Reis, Quadra 3, Casa 30, no Conjunto Castelo. A cerimônia contou com a presença de ativista locais e nacionais do Movimento de Reintegração da Pessoa Com Hanseníase (Morhan), fundado no Acre por Francisco Bacurau. A idéia de organizar os pertences e a obra de Bacurau foi do historiador Daniel Klein, em 2003, ao buscar fontes para a biografia que escreveu sobre este importante líder acreano. Percebeu que o valor histórico dos documentos e registros transcenderia ao próprio livro. Além disso, boa parte do material que usou como fonte estava deteriorado, algo precisava ser feito para preservá-lo.

Com o aval da esposa de Bacurau, Terezinha  Prudêncio, e o apoio da Fundação Elias Mansour, uma equipe do Patrimônio Histórico do Acre recuperou e catalogou os documentos levantados por Klein. Para acondicioná-los foi criada a Sala Memória Bacurau na casa onde viveu, em Rio Branco.

Da idéia inicial à inauguração do memorial foram dois anos de trabalho intenso. O desenho da planta, a construção do espaço, a identificação e a classificação dos itens, tudo foi realizado com poucos recursos e muito esforço. Por  outras questões,  a Sala foi fechada há dois anos e agora, com apoio da Prefeitura de Rio Branco e da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, o local foi reaberto. “Manter a memória de Bacurau, que travou uma grande luta em favor da pessoa  portadora de hanseníase, é algo muito importante para todos”, disse o secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal, que representou o prefeito Angelim.

Em 2005, ano em que Bacurau faria 66 anos, foi inaugurada a sua Sala Memória. Na inauguração estavam presentes o cantor Ney Matogrosso (voluntário do Morhan), o governador do Acre Jorge Viana, o senador Tião Viana e vários amigos de Bacurau que acompanharam de perto sua história.

O acervo da Sala Memória é composto de manuscritos, fotografias, recortes de jornais, livros, móveis, roupas e medalhas conferidas a ele durante sua militância pela eliminação da hanseníase e do preconceito. Agora reaberto à visitação pública, o espaço fica na antiga residência de Bacurau, propriedade de sua esposa Tereza Prudêncio que ainda reside no local, atendendo sempre pela parte da tarde.
installment loans . But at the same time, it acts only with sexual arousal. Viagra Online has a number of advantages in comparison with injections in the sexual organ or other procedures aimed at treatment of impotency.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 08022019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040