Rio Branco - Acre, 11/07/2020

Flexibilização de medidas de isolamento social só depois de nova avaliação no dia 6 de julho, alerta o médico Oswaldo Leal

A cada 14 dias, as autoridades sanitárias do Estado e do Município fazem uma avaliação sobre em que situação o Acre está diante da pandemia de coronavírus/covid-19. A partir de então, são traçadas as estratégias de enfrentamento da doença, inclusive, sobre as necessidades de maior ou menor taxa de isolamento social.

O médico Oswaldo Leal, presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, em entrevista concedida ao telejornal AC TV, transmitido pela TV ACRE, explicou que a última avaliação se deu no dia 22, quando foi lançado Pacto Acre sem Covid pelo Governo do Estado.

A avaliação do dia 22 indica que o Acre está na faixa vermelha, que é a mais grave e com altos índices de contaminação por covid-19. Em seguida, vem as faixas laranja e verde. A flexibilização das medidas de isolamento social se dá a partir da mudança de faixa. A nova avaliação, então, se dará no próximo dia 06 de julho.

“No próximo dia 06 de julho, o Estado decretará em que faixa o Estado do Acre está e as regionais de saúde, também. Esse é um indicador que, muito provavelmente, será construído por regional de saúde porque a disponibilidade de leitos de UTI não acontece em todos os municípios, acontece em cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia, por exemplo”, disse Oswaldo Leal.

Para o médico, se a nova avaliação indicar uma faixa diferente da vermelha, toma-se as providências de liberação das atividades autorizadas para essa faixa.

Neste sábado se encerra a semana epidemiológica que é medida de domingo a sábado. A partir de então, será feita a consolidação dos números que indicarão em que situação permaneceu o Acre e sua capital, Rio Branco, nos últimos sete dias. Com base nesses dados, já na segunda-feira, serão traçadas novas estratégias para reduzir os índices de infecção por covid-19 e de mortes causadas por ela.

“Temos percebido uma estabilização desses números a partir do esforço da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Rio Branco, com a ampliação da rede de atendimento a partir do dia primeiro de junho, já começa a surtir um efeito interessante nas pessoas que têm sintomas em seus domicílios, no acompanhamento domiciliar, no monitoramento remoto, na possibilidade de consultas remotas, também, a gente já percebe que já um impacto positivo nesse sentido, e o esforço do Governo do Estado com a ampliação dos leitos de enfermaria, com a ampliação dos leitos de UTI, que também impacta diretamente na taxa de ocupação.”

Da redação

INFORMAÇÕES RIO ACRE