Rio Branco - Acre, 17/10/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura realiza grande ação em saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade na Urap Roney Meireles

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta quinta-feira, 11, uma grande mobilização na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Roney Meireles. A ação marcou o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado anualmente em 11 de outubro. 
 
A proposta é chamar atenção para o tema, lembrando que obesidade é uma doença e pode ser prevenida. Entre as orientações da campanha de alerta estão alimentar-se melhor, fazer exercício físico, beber água, ter um boa noite de sono e adotar estilos de vida saudável.
 
A Urap Roney Meireles realizou várias atividades – acolhimento, exames médicos, testes rápidos (como o de glicemia, por exemplo), avaliação antroprométrica, aferição de pressão arterial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração. Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças.
 
A população da capital do Acre está em maior parte acima do peso, segundo nota emitida pelo Ministério da Saúde em junho deste ano. O alerta veio da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, realizada pelo Ministério da Saúde. Em Rio Branco, 55,5% dos habitantes estão com excesso de peso e 20,5% obesos. A situação não é diferente das demais capitais brasileiras, onde mais da metade da população está com excesso de peso (54%). “Para conscientizar sobre o problema da obesidade realizamos estas atividades, que incluem muitas áreas”, disse Jesuíta Arruda, secretária de Saúde em exercício de Rio Branco. A ação no Roney Meireles conta uma novidade: sessões de auriculoterapia estão sendo aplicadas às pessoas da Terceira Idade. A biomédica Rosimara Werner, que faz as aplicações, explica que a auriculoterapia é uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. O método foi introduzido no Sistema Ùnico de Saúde (SUS) em 2006. Em Rio Branco já existe uma grande demanda pelo serviço.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
 
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. In this section we give only a brief summary recommendation for admission of Levitra. Full information can be found in the instructions for receiving medications with vardenafil.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 16102018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040