Rio Branco - Acre, 22/06/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Marcus Alexandre inaugura 13ª creche de sua gestão

Unidade educacional do Jequitibá leva o nome da professora Rita Batista.
 
Ao som da Banda da APAE, o prefeito Marcus Alexandre inaugurou nesta quinta-feira, 8, o Centro de Educação Infantil Professora Rita Batista, no Conjunto Jequitibá, na Regional Calafate. A cerimônia foi muito prestigiada por moradores, lideranças comunitárias de 14 bairros da região, e políticos como os deputados federais Moisés Diniz e Léo de Brito, o deputado estadual Jenilson Leite; a ex-deputada Perpétua Almeida e os vereadores  Eduardo Farias, Elzinha Mendonça e Antonio Morais. A cerimônia marcou também as comemorações ao Dia Internacional da Mulher.
 
Construída com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do programa Pró-infância, e contrapartida do Município, a nova unidade educativa conta com oito salas de aula, espaço multiuso, salas de informática e leitura, refeitório, anfiteatro, playground e estacionamento, além do espaço administrativo com recepção, sala dos professores, secretaria com almoxarifado e diretoria. Todo o projeto atende às normas de acessibilidade. “Aqui tem tudo o que é preciso para oferecer carinho e educação para as crianças da nossa cidade. Tenho orgulho de ser o prefeito que mais construiu creche em Rio Branco”, ressaltou Marcus Alexandre, agradecendo a todos pelo apoio prestado ao desenvolvimento da educação na capital.
 
A construção dos novos Centros de Educação Infantil expandiu a oferta de vagas em creche e pré-escola permitindo criar mais de 5 mil novas vagas. “Em breve estaremos entregando mais outras duas creches no bairro Juarez Távora e na Cidade do Povo”, anunciou o secretário de Educação, Márcio Batista, filho da educadora homenageada com o nome da creche do Jequitibá. De acordo com Batista,  serão ao todo 15 novas unidades atendendo mais de 14 mil crianças de 2 a 5 anos em pleno funcionamento nas próximas semanas.
 
A rede municipal de Educação de Rio Branco conta atualmente com 90 unidades que iniciaram o letivo de 2018 atendendo mais de 25 mil alunos.
 
Todos ressaltam esforço pela educação
 
Tanto as lideranças comunitárias quanto as autoridades ressaltaram o trabalho desenvolvido pela gestão de Marcus Alexandre na educação, consolidando Rio Branco entre as cinco melhores nas avaliações oficiais do Ministério da Educação. “Esta creche ficou linda e vai servir a toda Regional Calafate”, disse o presidente da Associação de Moradores do Jequitibá, Manoel Izo. “A comunidade percebe o sentimento que o prefeito e o secretário Márcio Batista tem pela educação da primeira infância”, completou o deputado Jenilson Leite. “Não há presente melhor que este, um local para acolher nossas crianças”, declarou, de seu lado, a ex-deputada federal Perpétua Almeida.
 
O cabelereiro José da Cruz é morador do Calafate e vai levar todos os dias sua filha à creche. Kamile tem apenas três aninhos e gostou muito da escola. “Todos estamos satisfeitos pela chegada desta creche aqui”, afirmou José da Cruz.
 
Quem foi a Professora Rita Batista?
 
Nascida em Rio Branco, no dia 13 de junho de 1946, Maria Rita Pereira Batista foi fundadora do P C do B, partido criado no Acre ano de 1978. À época, enfrentou a ditadura militar. Foi a primeira mulher a apresentar um programa de rádio na Rádio Difusora Acreana.
 
Militante, comprometida com a defesa dos direitos das minorias, Rita Batista participou da fundação do Agá e Vida, da Associação dos Portadores de Hepatites do Acre e da criação da Casa Rosa Mulher. Foi professora na rede púbica de Educação e em 2014 assumiu a coordenação do Educandário Santa Margarida, local onde trabalhou pela garantia dos direitos das crianças em situação de vulnerabilidade. No Educandário viveu seus últimos dias de trabalho.  
 
Maria Rita Batista faleceu em Rio Branco, no dia 18 de novembro de 2017, deixando quatro filhos e seis netos. Como legado deixa sua contribuição à luta em defesa das mulheres.
 
O NÚMERO
28
 
Creches é a quantidade de estabelecimentos dedicados à educação da 1ª infância em 2018 em Rio Branco. Em 2005 eram apenas 12.
 
 
Da Assessoria
Fotos Assis Lima/DECOM
The deal is that Payday Loans Indiana online can save your time, nerves and make a solution of all your financial problems. If you have already decided to take Levitra, be sure to consult a doctor, you don't have any contraindications and act strictly due to a prescription.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 21062018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040