Rio Branco - Acre, 22/06/2018

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Mesmo com chuva, foliões comparecem ao sábado de Carnaval no Mercado Velho

A segunda noite de Carnaval foi marcada por muita chuva na capital acreana. Mesmo com chuva no início da noite, aos poucos, os foliões chegavam ao "Mercado da Folia", realizado no Novo Mercado Velho, no Centro da cidade, para brincar o Sábado de Carnaval, 11.
 
O tradicional Carnaval realizado no Mercado Velho integra à quina carnavalesca organizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal Garibaldi Brasil (FGB), com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour.
 
“Além do Carnaval nos bairros, a gente precisava trazer aos foliões o Carnaval Tradicional, das marchinhas e dos folguedos. O espaço, onde a cultura acreana se encontra é aqui no Mercado”, considerou Sérgio de Carvalho, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
 
MERCADO DA FOLIA
 
A chuva atrasou o início da programação, mas abriu alas para o grupo Jabuti Bumbá, que de pé no chão, ao cantar o folclore acreano levou mitos, lendas e cores ao palco do Mercado da Folia. O grupo nasceu como “Grupo Saci” em meio ao Movimento de Cultura Popular que tomava as ruas do Brasil, em 1977, a época Cícero de Farias, que tinha 14 anos, já integrava o grupo que passou a liderar em 2005.
 
Batizado em 2005 como “Jabuti Bumbá”, a formação atual do grupo conta com 28 membros. “O nosso grupo é formado por pessoas de todas as idades, pessoas unidas pelo mesmo objetivo defender a floresta, apresar ao homem a importância da natureza”.
 
O Jabuti Bumbá animava os foliões presente e, entre eles, a dona Eureni Teixeira, de 73 anos, moradora do Conjunto Universitário, que acompanhada da filha Liliane afirmou não perder uma noite de Carnaval.  “Não brinco mais o Carnaval, mas aprecio a festa. Difícil uma noite em que eu não venha”.
 
Por volta das 19h30min a chuva tornou a cair sobre os foliões, mas com volume maior. Visando a segurança das bandas, músicos e foliões, a programação da primeira noite do Mercado da Folia foi interrompida. “Somos uma cidade amazônica e o período é chuvoso. E com o volume de chuva que caiu neste sábado precisamos pensar na segurança em primeiro lugar”, ressaltou Sérgio de Carvalho.
 
O carnaval tradicional no Mercado da Folia retoma à programação na tarde deste domingo, 11, com o Maracutu “Nação do Pé Rachado” que se apresentaria na noite deste sábado e seguirá com as atividades programadas.
 
FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO
 
No período Carnavalesco, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) realiza trabalho de sensibilização e orientação quanto à exploração do trabalho infantil e o abuso sexual de crianças e adolescentes. “Trabalhamos sobre a lógica da prevenção e temos como foco a garantia dos diretos da criança e dos adolescentes”, explicou Sílvia Letícia Oliveira,n diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SEMCAS. As equipes volantes da SEMCAS estarão presentes em todas as noites do Carnaval 2018.
 
As equipes da em parceria com as secretarias de Saúde e da Juventude atuarão em conjunto, em todas as noites de Carnaval, com ação preventiva à exploração do trabalho infantil e para garantir o cumprimento da portaria que regulamenta a presença de menores nos locais de festa.
 
 
Da Assessoria
Fotos Marcos Vicentti/DECOM
Getting California Loans Online should be thought of many times. Therefore, we can say that the active substances in its composition are more perfectly mixed. Vardenafil is not only present in the original Order Levitra, but also as part of its analogs.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 21062018

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040