Prefeito de Rio Branco visita empresa especializada em transformar resíduos em energia renovável

Prefeito Tião Bocalom visita instalações da estação de transmissão e retransmissão de energia da Orizon VR, em São Paulo (Foto: Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom visitou, na manhã desta quinta-feira (9) a Orizon VR, empresa brasileira pioneira no processo de valorização de resíduos, que busca o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia transformando o lixo em matéria-prima e energia renovável. A empresa está presente em nove estados brasileiros, com 14 Ecoparques valorizando o lixo de mais de 37,1 milhões de brasileiros.

O especialista em reciclagem na Orizon VR, Bruno Aucar Felipe, mostrou ao prefeito o local onde eles recebem todo o material para reciclagem e explicou como é realizado o trabalho de transformar o lixo em energia renovável.

“Aqui nós triamos recicláveis e encaminhamos eles de volta para o ciclo produtivo. Parte dos resíduos são triturados e transformados em CDR – Combustíveis Derivados de Resíduos, que enviamos para as cimenteiras queimarem e gerar energia limpa”, explicou.

O prefeito acompanhou ainda como é feito o processo de transformar o lixo (resíduos sólidos urbanos) em energia limpa e renovável. Todo esse processo acontece na UTE Paulínia, onde são gerados mais de 20 Megawatt.

“O investimento é altíssimo, mas o ganho com o meio ambiente é fundamental. Além de estar gerando emprego e renda. É o lixo se transformando em dinheiro”, enfatizou o prefeito Tião Bocalom.