Prefeitura e CEF assinam termo para eficiência energética e melhorias na gestão pública

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Neiva Tessinari, recebeu na tarde dessa quinta-feira (19) equipe da Caixa Econômica para assinatura do “Selo Município + Azul CAIXA” e prorrogação da Operação de Crédito para o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA, que se trata de investimentos em eficiência energética.

O “Selo Município + Azul CAIXA” é um reconhecimento criado pela Caixa para municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.

Rio Branco é o primeiro município a aderir ao selo. As cidades são avaliadas por meio de 20 critérios, classificados sob quatro aspectos: Ambiental, Social, Governança e Climático.

De acordo com a secretária de Planejamento, Neiva Tessinari, essa é uma agenda muito positiva e a Caixa, como uma grande parceira trouxe também a listagem e status de todos os processos que envolvem obra e infraestrutura do município de Rio Branco para que seja possível chegar a esse status.

“Eles estão encaminhando um estudo e análise de um modelo de projetos habitacionais para o município de Rio Branco” explica Neiva.

A assinatura dos termos foi realizada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, com o Superintendente da Caixa Econômica Federal, do setor Executivo de Governo, Ismael Lima, acompanhado da Secretária Municipal de Planejamento e Presidente da Comissão da ODS de Rio Branco, Neiva Tessinari, incluindo a Gerente de Filial, Joyce Ramos.

A obtenção do “Selo Município + Azul Caixa” garante ao município desconto nas taxas de juros de financiamento da produção do empreendimento, atuação responsável com construções de baixo impacto ambiental, assim como, a possibilidade de taxa de juros diferenciada para aquisição de Unidades de diversos Empreendimentos.

Outro documento assinado durante a reunião, foi a garantia de R$ 22 milhões para investimentos em eficiência energética.

O prefeito assinou a prorrogação da Operação de Crédito junto à Caixa para o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA, que se trata de investimentos em eficiência energética.

Essa prorrogação foi aprovada pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, para a utilização do crédito até 31 de outubro de 2024. O contrato refere-se à Modernização, Otimização, Expansão, Operação, Manutenção e Eficiência da Infraestrutura do Parque de Iluminação Pública do Município, incluindo a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por Lâmpadas de Led e a construção da Primeira Usina Fotovoltaica Municipal de Rio Branco.