Prefeito de Rio Branco realiza visita técnica na regional Calafate

Prefeito na casa de Francisco e sua esposa, ambos fazem parte do: “Medicamento em casa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Comprometido com o bom andamento da gestão, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem visitado diversas regionais, acompanhando e verificando de perto o funcionamento de escolas e unidades de saúde. A visita desta quarta-feira (18) começou pela residência do aposentado, Francisco das Chagas e de sua esposa Maria de Fátima, ambos fazem parte do programa municipal “Medicamento em casa”, iniciado em 2019.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, no início da gestão 200 pacientes eram atendidos. Hoje o programa assiste 923 pessoas que recebem periodicamente a medicação em casa.

“O grande diferencial na nossa gestão são os quantitativos, a forma e o carinho que a gente vem atendendo a todos os pacientes no momento da entrega.”

“Eu ia ter que pegar lá no Barral. Essa viagem eu já não dou mais porque quem tem artrose tem muita dor nos ossos e com essa ajuda, ficou melhor ainda”, disse o Francisco Chagas.

Prefeito visitou a escola de Ensino Fundamental José Potyguara (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Já em visita a escola de Ensino Fundamental José Potyguara, o prefeito verificou os novos equipamentos adquiridos para auxiliar nas demandas escolares como computadores, impressoras, aparelhos de ar-condicionado, assim como melhorias solicitadas pela comunidade escolar.

“Aqui na nossa escola nós recebemos os equipamentos que nos ajudaram bastante, tanto na parte administrativa quanto na parte pedagógica. Estamos sonhando com a possibilidade de poder utilizar a quadra aqui ao lado que é da prefeitura, para que possamos usar para as aulas de educação física”, explicou a diretora da escola, Denise de Souza.

“A solicitação da comunidade é que a gente abra um portão que dê acesso a quadra, e fazer um levantamento para se fazer uma quadra poliesportiva aqui para a comunidade, e também para que os alunos possam fazer seus exercícios físicos”, frisou a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene.

Prefeito no Centro de Convivência do Idoso em Rio Branco (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em seguida o prefeito visitou o único Centro de Convivência do Idoso em Rio Branco, lugar onde são desenvolvidas atividades físicas, rodas de conversa, orientações jurídicas, entre outros trabalhos educacionais para que os idosos se mantenham ativos. Entre seus projetos está a construção de mais 4 centros que possam atender outras regionais do município.

“Apoiar e acolher o idoso, criar um ambiente para que eles possam conviver e também se exercitar como é feito aqui nesse centro de convivência, é muito importante para a saúde e a mente deles”, disse o secretário adjunto da SASDH, Francisco Bezerra.

O prefeito conferiu o andamento da reforma da Escola de Ensino Fundamental Hélio Melo (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Na Escola Hélio Melo, grande parte da estrutura já foi reformada, como telhado, forro, piso, janelas, portas entre outros. Outra fase da reforma está sendo providenciada e será realizada por emenda parlamentar do vereador Samir Bestene e contemplará a reforma da cantina e adaptação dos banheiros.

“Ficou um ambiente muito mais agradável, as salas de aula com ares-condicionados, confortáveis, cadeiras, novas mesas, com certeza ajudou bastante o trabalho dos professores e a comodidade das crianças”, enalteceu o diretor da escola, Arnô Torres.

Prefeito visitou a USF Máximo Diogo Magalhães que passará por reforma (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito Tião Bocalom, acompanhado da secretária municipal de Saúde, visitou também a unidade de saúde da família Máximo Diogo Magalhães, que passará por reforma, assim como outras 6 unidades, que de acordo com Sheila Andrade, serão reformadas o quanto antes.

A secretaria de Saúde afirmou que durante o mês de janeiro abrirão 7 frentes de reforma e ampliação de sete unidades em regionais diferentes.

Ainda na regional o prefeito apresentou o local onde serão construídos prédios do programa habitacional “Minha Dignidade”, no bairro Israel Lira, regional do Calafate. Junto a obra serão entregues também espaço para estacionamento, academia ao ar livre e quadra com grama sintética. De acordo com o prefeito, os terrenos serão dados pela prefeitura, a construção ficará a cargo da iniciativa privada e a aprovação dos financiamentos será feita pela Caixa Econômica Federal.

Prefeito esteve na obra de construção que abrigará a feira popular do Calafate (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Daremos um desconto de 90% do valor do terreno que funciona como uma entrada para a Caixa Econômica, para àqueles que são funcionários da prefeitura, e 80% de desconto para àqueles que não são funcionários da prefeitura. Nós queremos facilitar para que pessoas que ganham de 1 a 3 salários mínimos possam adquirir a sua casa própria, ou seja, a sua dignidade.”

Por fim, o prefeito fez vistoria na obra de construção da estrutura que abrigará a feira popular no bairro Calafate, espaço destinado aos produtores rurais para comercialização da produção local.

“A obra já está mais de 80% concluída, e é uma feira popular que vai atender a toda comunidade aqui. Então estamos nos detalhes finais para fazer a entrega”, finalizou o diretor de fiscalização de obras da Seinfra, Hassan Lopes.