Prefeitura de Rio Branco empossa 23 novos conselheiros municipais do Fundeb

Tião Bocalom:  “Novos conselheiros vêm para somar com a transparência da gestão” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), deu posse na manhã desta terça-feira (10), aos 23 novos conselheiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), que atuarão durante o quadriênio 2023-2026.

De acordo com o prefeito Tião Bocalom, os novos conselheiros vêm para somar com a transparência da gestão.

“A posse desses novos conselheiros, que cuidam de parte do dinheiro que passa pela prefeitura, é fundamental para que tenhamos pessoas comprometidas em nos ajudar e fiscalizar, porque o nosso projeto como gestão é fazer com que o dinheiro sempre renda e com bons frutos”, disse.

Segundo a secretária da Seme, Nabiha Bestene, a atuação dos 23 conselheiros, eleitos pela sociedade civil, é fundamental, tendo em vista que eles vão fiscalizar todos os recursos que virão para a área da educação, destinados ao município.

“O Fundeb tem esse papel de fiscalizar todos os recursos que vêm do Governo Federal para nós, e isso é de suma importância, pois queremos ser fiscalizados, então esse é o papel primordial do Conselho do Fundeb”, explicou.

Gelson Santos e Sharlene Tojal, são dois dos novos conselheiros empossados, eles explicaram o que os motivaram a fazer parte do Conselho de Fiscalização.

“Fazer parte do Conselho é uma oportunidade de estarmos vendo como estão sendo aplicados os recursos do Fundeb na educação, se realmente é executado o que foi proposto. Então, foi isso… através da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb) que me fez estar participando pela primeira vez do Conselho”, declarou.

“O que me incentivou foi o convite para representar a Pastoral da Criança Diocesana de Rio Branco e para vermos como está sendo financiado o dinheiro para as escolas”, esclareceu.

Estiveram presentes na posse o vereador Raimundo Castro e o assessor especial de Articulação Institucional, Helder Paiva.