Saerb adquire motor que aumentará distribuição de água na capital

Motor teve investimento de 390 mil reais (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Na busca por melhorias quanto ao abastecimento de água em Rio Branco, a prefeitura apresentou na manhã desta sexta-feira (6), um novo motor com capacidade de 800cv, adquirido para potencializar a distribuição de água fornecida pelo Saerb.

De acordo com diretor-presidente do  Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, este segundo motor havia queimado em 2019 e a estação estava trabalhando apenas com um, o que gerava preocupação quanto a capacidade de produção, e o risco de falha do mesmo, por não haver um motor reserva.

“Se esse motor queimasse não teríamos condições de abastecer e 60% de Rio Branco iria parar. Para se ter ideia iriamos passar mais de mês sem água em Rio Branco, porque esse motor não tem em prateleira, a gente manda fazer sob medida.”

O novo motor passou por fase de teste para saber se suportaria carga, rotação e amperagem dentro dos padrões necessários para o abastecimento da capital.

“Com essa aquisição voltaremos a produzir mil litros por segundo, são pelo menos 140 litros por segundo a mais na produção, isso melhora a distribuição nos reservatórios espalhados pela cidade”, explicou o Antônio Lima (diretor técnico do SAERB).

Segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, 60 milhões de reais foram investidos no Saerb ano passado, o investimento neste novo motor foi de 390 mil reais.

“A água ia ser privatizada, o povo ia pagar 5 ou 6 vezes mais caro do que está pagando hoje, e eu não deixei. Eu disse ‘nós temos dinheiro’, e duvidaram, mas nós acertamos. Agora, graças a Deus, temos as duas bombas se uma queimar temos a outra.”