Alunos da Escola José Potyguara escrevem livros e participam de noite de autógrafos

 Projeto “Estante Mágica” atua em vários países e alunos puderam criar histórias escritas e/ou ilustrações com auxílio de professores (Foto: Assecom)

Alunos do 1º ao 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Potyguara, localizada no bairro Calafate, participaram de um importante projeto de incentivo a leitura e a escrita onde puderam se tornar autores de uma publicação gerando mais interesse pelo mundo literário e também auxiliando no desenvolvimento da criatividade e da autonomia.

Neste projeto, que é coordenado pela organização não governamental “Estante Mágica” e que atua em vários países, os alunos puderam criar histórias escritas e/ou ilustrações com o auxílio dos professores.

As produções foram enviadas à instituição coordenadora do projeto, por meio de plataformas online e foram transformadas digitalmente em livros digitais gratuitos, que podem ser acessados pela instituição de ensino e por familiares. Os familiares dos alunos adquiriram com recursos próprios a impressão de alguns exemplares para o evento final do projeto.

Para a culminância do projeto foi realizado na quinta-feira, 22 de dezembro, uma “Noite de Autógrafos” na escola onde os alunos, autores dos livros, puderam apresentar suas obras para as famílias, convidados e comunidade escolar em geral. As edições físicas das histórias são autografadas pelas crianças, para que elas se sintam como protagonistas. O projeto, no entanto, é adaptável à realidade das diferentes escolas e dos seus alunos, por isso pode haver mudanças na sua realização.

A professora Denise de Souza, gestora da escola, destacou a importância do projeto. “Tivemos um grande envolvimento dos professores que trabalharam muito para orientar os alunos na publicação de seus livros. Todos participaram ativamente e ao final do projeto os alunos ficaram ansiosos para receberem seus livros impressos, foi um sonho realizado por todos.”

O projeto Estante Mágica busca o encantamento e contribuir com a qualidade da educação oferecida pelas instituições de ensino. A leitura e a escrita devem fazer parte da vida de todos, desde a primeira infância, mas há ainda inúmeros empecilhos que fazem com que essas práticas sejam elitizadas, subestimadas e até mesmo esquecidas por grande parte da população.

De modo geral são objetivos do projeto fomentar a descoberta do prazer de ler e escrever. O desenvolvimento da obra literária, a motivação para aprender e participar nas aulas, o desenvolvimento da criatividade, autonomia e expressão artística, contribuindo também para que as crianças tenham mais foco para sua rotina de estudos através de uma experiência única e inesquecível na escola.