Alunas de escolas do Município recebem prêmio do Tribunal de Justiça

(Foto: Assecom)

Alunas de duas escolas da rede municipal de ensino receberam um tablet e medalhas como premiação por terem suas redações, abordando o tema: Cidadania e Justiça, selecionadas pelo Projeto Cidadania e Justiça na Escola – Edição 2022.

O projeto, é implementado pelo Tribunal de  Justiça do Estado do Acre e é destinado às crianças em idade escolar, desenvolvido através de atividades extracurriculares direcionadas à promoção da cidadania mediante a difusão e conscientização de direitos, deveres e valores.

Para tanto, conta com o apoio institucional de vários órgãos como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Ministério Público do Estado ((MPE), Rede de Proteção à Infância e Juventude, Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), além da participação de Magistrados, Promotores de Justiça e colaboradores, bem como outros parceiros governamentais e não governamentais.

Um dos objetivos do projeto é promover a interação entre o Poder Judiciário, Ministério Público e a sociedade, principalmente a comunidade escolar, permitindo aos Magistrados e Promotores de Justiça aprimorar conhecimento sobre a realidade social, através de inserção qualificada no cotidiano escolar.

O projeto é desenvolvido nas escolas há mais de 10 anos e em 2022 houve a participação de 12 escolas públicas da capital, sendo seis delas da rede municipal de ensino, que participaram do projeto com suas turmas do 5º ano. Foram elas: Ismael Gomes de Carvalho, Francisco Augusto Bacurau, Luiz de Carvalho Fontenele, Mauricília Santana, Chico Mendes e Ilson Ribeiro.

Ao final do projeto os alunos produziram uma redação sobre o tema cidadania e justiça e cada escola selecionou uma redação para a etapa final do concurso.

A aluna Letícia Contreina da Escola Luiz de Carvalho Fontenele, localizada no bairro Bosque, conquistou o primeiro lugar com sua redação. Já a aluna Ludmila Barros Rocha, da Escola Chico Mendes, localizada no bairro Santa Inês, conquistou o terceiro lugar.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) realizou uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (22), na Escola Luiz de Carvalho Fontenele para a solenidade de premiação das redações vencedoras.

A Cerimônia teve a participação de diversas autoridades do TJ/AC, Ministério Público e de outros órgãos parceiros na implementação do projeto que destacou a importância da temática Cidadania e Justiça serem abordadas nas escolas.