Prefeitura de Rio Branco entrega equipamentos para equipe da Divisão de Controle de Endemias

Foram entregues 05 microscópios e 02 lupas (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou nesta terça-feira (20), para a equipe da Divisão de Controle de Endemias, 05 microscópios e 02 lupas. Esses equipamentos são fundamentais para as atividades de investigação e controle de doenças vetoriais endêmicas no município como, Dengue, Leishmaniose Tegumentar Americana e Malária.

Para o controle dessas doenças no município de Rio Branco, a prefeitura está utilizando uma abordagem multidisciplinar, com limpeza dos bairros, cursos de vigilância para os agentes de combate a endemias e atividades educativas em diversos órgãos do município, com o objetivo de orientar a população sobre as medidas de prevenção e controle.

O servidor Janir Lunier, falou da importância desses equipamentos para o serviço.

“Agradecer a prefeitura e secretaria pela aquisição dos Microscópios, pois o que tínhamos aqui era emprestado do Estado e a visibilidade de identificação das espécies vetores nas fase aladas (adultos), fases imaturas ( larvas) era precarizado, pois quase não dava de identificar as parasitárias.  Agora, com aquisição desses microscópios melhora e muito o nosso trabalho com questão de taxonomia, pois temos aparelhos que fortalecem e otimizam os trabalhos de maneira mais eficaz e produtiva para o serviço.”

As doenças transmitidas por vetores constituem importante causa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, sendo um dos principais problemas de saúde pública. Em nosso país, inúmeras são as doenças transmitidas por vetores, como dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose, febre amarela, vírus Oroupouche, Mayaro, filarioses, febre do Oeste do Nilo, encefalites, entre outras. Algumas dessas enfermidades são amplamente distribuídas no território nacional, como a dengue, enquanto outras são restritas a certas regiões.