Prefeitura de Rio Branco promove 3° prêmio Bacurau de Direitos Humanos

Prêmio foi inspirado nos 80 anos de Bacurau, ativista na área de direitos humanos (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta terça-feira (20), Dia Mundial da Solidariedade Humana, no auditório da Biblioteca Pública, o 3º Prêmio Bacurau de Direitos Humanos.

Muito prestigiado, o prêmio foi inspirado nos 80 anos de nascimento de Francisco Augusto Vieira Nunes o Bacurau, ativista na área de direitos humanos que, com sua brilhante inteligência, foi capaz de transformar em poesia e música, as dores e dificuldades que enfrentava.

O prêmio foi instituído por meio do decreto 1.780 de dezembro de 2019. O objetivo é reconhecer e homenagear pessoas e instituições que defendam ou promovam causas e ações que enalteçam a cultura de paz e respeito no município estado ou federação.

O prêmio é anual e homenageia 3 pessoas, mas devido não ter ocorrido a edição 2021 por conta da pandemia, foram homenageados 6 pessoas nesta edição.

Edivaldo de Freitas Paz, que há 30 anos apoia pessoas que vêm doentes dos seringais, se emocionou ao receber prêmio.

“É muito forte saber que você tem um trabalho de trinta anos reconhecido. Hoje era pra eu ser tenente coronel ou major da polícia militar na reserva. Abandonei a farda para acolher pessoas que eu nunca vi na vida.”

“Jovens Com Uma Missão significa que estão indo fazer algum trabalho, principalmente na defesa e na promoção dos direitos humanos”, disse Rebeca Belon, presidente da Jocum.

O prefeito Tião Bocalom disse que esse prêmio é uma forma de estimular as pessoas a cuidarem mais daqueles que mais necessitam de cuidados.

“Acho que é importantíssimo o Prêmio Bacurau. Os direitos humanos precisam sair do discurso e ir para a prática. É o que nós da prefeitura estamos fazendo.”

A diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, disse que escolheram pessoas que não eram conhecidas.

“Fechamos com chave de ouro o ano de 2022, com esse prêmio que é tão importante para o município de Rio Branco.”