Educação municipal apresenta projeto Hortas e Fazendinhas na Mostra Viver Ciência

O objetivo é conscientizar sobre prática de alimentação saudável e conservação do solo, estimulando o agronegócio (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O projeto “Hortas e Fazendinhas” realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi convidada pela 8ª Mostra Viver Ciência para participar do evento.

Iniciada em janeiro de 2022, a proposta tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a prática da alimentação saudável e da conservação do solo, além de estimular a cultura do agronegócio.

Nabiha: “As crianças plantam colhem” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

De acordo com a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, o projeto foi idealizado pela professora Marilú Aguilar e prontamente aceito e acompanhado de perto pelo prefeito Tião Bocalom. Atualmente, seis escolas do município adotaram a prática e a intenção é levar o programa para outras escolas no próximo ano.

“As crianças plantam, colhem, e comem. É um projeto que o prefeito Tião Bocalom abraçou de corpo e alma e pediu para que fizéssemos isso em nossas escolas.” Afirmou.

A escolhida para a exposição do trabalho foi a Escola de Educação Infantil Chrizarubina Leitão. Os alunos, além da experiência do cultivo e do incentivo à uma alimentação saudável, já realizaram feiras com os produtos por eles cultivados.

Rosilda: “A prática incrementa a merenda” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo a diretora da escola, Rosilda Moreira Lima, esse é um projeto exitoso, que as verduras produzidas na escola são utilizadas para enriquecer a merenda escolar.

“As crianças, passaram a plantar e acompanhar todo o processo. No final, executam e degustam as receitas. Elas aprendem a inserir novos alimentos, hortaliças… nós temos várias experiências. Isso incrementa a merenda escolar, quando colhemos sempre tem receitas novas e utilizamos tudo.”

Outra atração que ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação, foram as apresentações interativas, realizadas pelo Centro de Multimeios, incentivando a cultura com bom humor.