Prefeitura de Rio Branco realiza sinalização da ponte sobre o Igarapé Judia, após desmoronamento de parte da cabeceira

Parte da cabeceira da ponte sobre o igarapé Judia cede com as chuvas (Foto: Rodrigo Cavalcante/Assecom)

Em decorrência das fortes chuvas que atingem Rio Branco, parte da ponte sobre o Igarapé Judia, que liga os bairros Belo Jardim e Canaã, caiu no início da noite desta segunda-feira (5). Assim que tomou ciência, a Prefeitura de Rio Branco encaminhou equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) para avaliarem o que poderá ser feito e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) para realizar a sinalização do trecho da ponte que desbarrancou.

De acordo com o coordenador de Manutenção da Seinfra, José Maria, o desbarrancamento da cabeceira ocorreu devido a fuga de material pela ala de contenção. Essa não é a primeira vez que a ponte, construída em gestões anteriores, passa por paliativos. Após a última intervenção houve a necessidade de limitar o tráfego de veículos para carros de pequeno porte, motos e bicicletas.

“Nesta terça-feira nós vamos refazer a área de contenção. Iremos prolongar para conter o material novo que será colocado e até às 15h essa ponte já estará trafegável novamente”, disse.

Ainda segundo o coordenador, desde que o prefeito Tião Bocalom assumiu a prefeitura ele abraçou a ideia para a construção de uma ponte mista de concreto e aço que será de grande benefício para a população. Atualmente o orçamento para a construção da nova ponte já consta no pacote de obras para serem executadas pela Prefeitura em 2023.

A equipe da RBTrans fixou placas de sinalização nas cabeceiras da ponte para que os usuários pudessem desviar da erosão. O chefe da Divisão de Sinalização de Trânsito, Vanderley Rebouças, explicou que já existe uma sinalização nas entradas da ponte para impedir a passagem de carros pesados e manter a segurança da passarela.

“O nosso superintendente determinou que a equipe viesse até aqui fazer a sinalização para não haver nenhum prejuízo para o usuário do trânsito da nossa cidade”, explicou.

Vanderley disse ainda que até a realização da recuperação do trecho da ponte, prevista para iniciar na manhã desta terça-feira (6), carros não poderão passar devido a instabilidade da cabeceira.

Um dos presidentes de Associação de bairro da região, Israel dos Reis, agradeceu a Prefeitura de Rio Branco pela rápida resposta a situação enfrentada pelos moradores.

“Quero aqui agradecer a prefeitura que quando deu o problema vieram rapidamente e amanhã já vão dar início ao paliativo. Eu só tenho a agradecer ao pronto atendimento que a gestão nos deu, que quando não atende eu falo, mas quando atende, nós temos que agradecer”, expressou.

Antônio Rodrigues, mora no ramal São José, há mais de 20 anos. Ele informou que a maioria dos moradores são produtores rurais que usam a ponte para escoar seus produtos. Por isso, agradeceu o empenho da prefeitura em solucionar o problema.

“De primeiro momento a gente agradece ao pessoal da prefeitura que veio rapidamente com a sinalização. Nós agradecemos a prefeitura pela resposta rápida e ficamos bem satisfeitos. Esperamos que venha dar suporte até que a obra da próxima ponte seja concluída”, explicou.