Rio Branco participa de encontro da busca ativa vacinal e plano municipal pela Primeira Infância do Selo Unicef

Evento visa contribuir para aumento da procura por vacinação (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou na quarta-feira (30), da edição 2021-2024 no Selo UNICEF, em Cruzeiro do Sul, no “1º Encontro da Busca Ativa Vacinal e Plano Municipal pela Primeira Infância”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Visão Mundial, organização implementadora do Selo no Acre.

Os 21 municípios do estado participaram do evento, que visa desenvolver capacidades, habilidades e troca de experiências entre gestores, para o fortalecimento da rede de imunização municipal, contribuindo para o aumento da procura por vacinação, além de, também, apresentar a estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), desenvolvida pelo UNICEF, para apoiar os municípios na garantia das coberturas vacinais recomendada pelo Ministério da Saúde.

A BAV é uma uma metodologia de atuação intersetorial, que disponibiliza uma plataforma tecnológica gratuita para apoiar os governos locais na identificação, registro, vacinação e monitoramento de crianças, facilitando no aumento das coberturas vacinais, capacitando os profissionais de saúde, educação e assistência social e sensibilizando as famílias quanto à importância da vacinação.

“Essa é mais uma medida de combate às doenças e na garantia vacinal de crianças. A Prefeitura de Rio Branco vem se mantendo atenta para garantir os direitos da criança e adolescente. A participação neste encontro reforça o nosso trabalho perante ao grupo que é o futuro do nosso estado”, afirma Fernanda Flores, articuladora do Selo na capital acreana.