Prefeitura realiza formação com professores de educação física e coordenadores pedagógicos da rede municipal

(Foto: Assecom)

Dando continuidade às ações formativas para os professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Rio Branco realizou mais uma formação voltada aos professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental de sua rede.

O encontro formativo foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e reuniu professores, coordenadores pedagógicos e equipes de ensino.

A rede municipal de ensino se destaca por possuir professores com formação específica na área de educação física atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º anos.

“Somos a única rede de ensino em todo o Acre que possui professores com formação específica nessa área dando aula nas turmas do 1º ao 5º anos. Ter esse profissional contribuindo para o desenvolvimento da educação física para nossas crianças é muito importante”, destaca o professor Hélio Guedes, gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Seme.

O encontro formativo teve como tema “Educação Física de Corpo Inteiro”. A professora formadora do Departamento de Ensino Fundamental da Seme, Anna Alice Silva, que mediou a formação, reforça a importância desse momento.

“Esses encontros formativos contribuem para que os professores de educação física discutam estratégias para o planejamento de suas aulas a fim de melhorar as habilidades básicas dos alunos integrando os aspectos físicos, cognitivos e emocionais, e desta forma, trabalhando esses alunos como um todo por meio da educação esportiva e colaborando para prevenção das chamadas doenças da modernidade, como depressão, obesidade e hipertensão arterial,” disse.

O evento teve ainda a participação da professora Aristeia Nunes Sampaio da Universidade Federal do Acre. A professora, que integra o corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Ufac, palestrou sobre o tema “Os desafios da inclusão de crianças com autismo e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nas aulas de educação física”. Este é outro tema muito importante no contexto atual, visto que tem aumentado o diagnóstico de crianças com essas deficiências.