Prefeitura de Rio Branco realiza itinerante de Saúde na Comunidade da Vila Baixa Verde

Saúde na Comunidade chega a Vila Baixa Verde e realiza atendimentos em várias áreas (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A atual gestão tem buscado proporcionar maior qualidade de vida aos rio-branquenses, sobretudo, àqueles que residem na zona rural. Por isso, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã deste sábado (12), um itinerante de Saúde na Vila Baixa Verde.

Durante a ação, que ocorreu na escola estadual Capitão Edgar Cerqueira Filho, em parceria com a Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Francisco Bacurau, os moradores puderam realizar consultas médicas, odontológicas e odontopediatria, além de testes rápidos e de glicemia, aferição de pressão, multivacinação, coleta de PCCU e consulta de pré-natal. No local também havia uma equipe realizando atendimento sobre o Auxílio Brasil.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, o objetivo desses itinerantes é trazer para perto, os serviços oferecidos nas unidades de saúde, para que a comunidade da zona rural seja assistida com mais eficiência.

“Essa população tem um diferencial muito grande. Não há tanta facilidade para conseguir o atendimento médico ou odontológico. Então eles ficam aguardando o Saúde na Comunidade chegar lá com esses serviços. E esse é o papel da gestão do prefeito Tião Bocalom, levando dignidade a quem mais precisa”, enfatizou.

Prefeitura entrega cortinados impregnados utilizados no combate a malária (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A sala de farmácia foi uma das mais movimentadas, pois, logo após a consulta os moradores já iam buscar a medicação prescrita. Ao chegar lá, eles também se depararam com a entrega de cortinados impregnados, foi o que explicou a coordenadora da Divisão de Saúde na Comunidade, Rejane Almeida.

“Além do hipoclorito e da medicação que é prescrita pelo profissional, também estamos entregando os cortinados porque é uma comunidade que possui muitos casos de malária. Então eles estão aderindo bem à entrega desse cortinado e se Deus quiser vai ser um sucesso e diminuir a incidência de malária aqui na comunidade”, explicou.

O Saúde na Comunidade é mais um compromisso da gestão do prefeito Tião Bocalom com a população, que tem gerado um grande sentimento de gratidão.

Os agricultores Nivaldo Oliveira e Edilena Sampaio saíram satisfeitos com o atendimento.

“Foi ótimo, já peguei os cortinados, meus remédios, consultei com o clínico geral e está tudo maravilhoso, adorei”, disse Edilena.

“Além da consulta, fui contemplado com os cortinados e graças a Deus deu certo”, concluiu, Nivaldo Oliveira.