Prefeitura de Rio Branco realiza I Fórum de Odontologia de Rio Branco

Objetivo do evento é capacitar e resgatar trabalho desenvolvido antes da pandemia (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta terça-feira (25), o 1º Fórum de Odontologia do município. Focado na atenção primária, o objetivo do evento é capacitar e resgatar o trabalho desenvolvido, antes da pandemia.

A secretária de Saúde do município aproveitou a ocasião para parabenizar todos os profissionais de odontologia pelo seu dia, e ressaltou a importância do evento de interação entre os odontólogos e os palestrantes, para que possam melhorar cada vez mais, o atendimento da odontologia no município de Rio Branco.

“Em breve iremos conseguir colocar odontólogos nas principais unidades de atenção básica, e atendendo da forma que queremos, não só a parte curativa, mas principalmente preventiva e de promoção.”

A gerente do departamento de Saúde Bucal, Elane Domingos, ressaltou querer voltar com todo gás, com todos os atendimentos, tanto na parte de gestante, quanto de tabagismo, conscientizar a parte de câncer bucal que não é muito falada.

“Os pacientes serão encaminhados ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde terão toda a atenção e tratamento necessários para todas as áreas que eles precisam.”

Durante o evento foram discutidas ações de atuação de saúde, capacitação profissional, programa saúde na escola, fortalecimento das ações comunitárias e pré-natal odontológico.

A cirurgiã dentista, Érica Cristina, palestrou a respeito do atendimento durante o pré-natal odontológico. Ela afirmou que trará benefícios tanto para a gestante, quanto para o bebê.

A grávida passa por várias alterações neste momento, e é um processo inflamatório, principalmente no primeiro trimestre, e consequentemente vai ter alterações bucais que podem trazer malefícios para o bebê.”

A atriz e técnica em higiene bucal, Regina Maciel, trouxe para o fórum uma pequena amostra do trabalho que desenvolve nas escolas municipais com a personagem “Dra. Sorriso”, que de forma divertida, orienta a criançada sobre os cuidados com a saúde bucal.

“Tem me dado um prazer muito grande em fazer esse personagem. Foi um personagem que surgiu de uma ideia, de um momento, porque como artista e como técnica, eu ficava querendo fazer mais coisas e o lúdico ele realmente chega na criança e ele comunica.”