Projeto leva música para escolas da rede municipal de ensino

(Foto: Assecom)

O Projeto Concertos Didáticos, aprovado e financiado pelo edital 02/2022 do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Rio Branco, concluiu no último final de semana o seu período de apresentações em escolas da rede municipal de ensino.

Com apresentações performadas pelo Quinteto de Clarinetes, o projeto levou música a um total de 612 pessoas, entre crianças e servidores, distribuídas em cinco escolas da capital. O projeto oportunizou que alunos da rede de ensino municipal tivessem contato com a arte, através da música, contribuindo para a formação e fazendo da escola um lugar mais alegre e receptivo.

Foram beneficiadas com o projeto a Escola Municipal Dona Mozinha (Seis de Agosto), Escola Municipal Francisco Augusto Bacurau (Vila Betel II), Escola Municipal Irmã Maria Gabriela (Preventório), Escola Municipal Luiz de Carvalho Fontenele (Bosque) e Escola Municipal Raimundo Irineu Serra (Irineu Serra).

O repertório dos concertos incluiu uma seleção de cantigas populares tradicionais do universo infantil, “O caderno”, de Toquinho e Vinícius, e a “Marcha Turca”. Além disso, o grupo ofereceu a música “Carinhoso”, de Pixinguinha, aos professores, em homenagem ao seu dia. Enriquecendo ainda mais os concertos, foi realizada a atividade de formação “Desmontando o Clarinete”, onde um dos clarinetistas desmonta seu clarinete, apresentando todas as partes, peças e utilidades para o público presente.