Prefeitura de Rio Branco promove capacitação em saúde mental para servidores da Saúde

Evento mostrou aos servidores ferramentas que podem ser utilizadas no atendimento em saúde mental (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Percebendo a necessidade de um atendimento mais qualificado, no que tange ao tratando de saúde mental, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Seme), junto à Divisão de Rede de Atenção Psicossocial, realizou na manhã desta sexta-feira (21), um momento de qualificação para enfermeiros, na atenção primária de saúde. O objetivo do evento foi mostrar aos servidores da atenção primária, algumas ferramentas que podem ser utilizadas no atendimento em saúde mental no município.

A coordenadora da rede de atenção psicossocial do município de Rio Branco, Analdemira da Costa Moreira, explicou que além de aprenderem a utilização de algumas práticas e de verem depoimentos de pessoas que já desenvolvem um trabalho no seu território, eles poderão, também, fazer parte desse atendimento.

“São coisas que, na prática, eles irão perceber que podem desenvolver no cuidado em saúde mental em seu território.”

Alguns exemplos de referência já inseridos na gestão, de acordo com Vanessa Velasco, responsável pela Área Técnica de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial, são: o Caps Sumaúma, o “consultório na rua” e serviços de apoio matricial às equipes de saúde da família.

Vanessa Velasco é da área técnica de saúde mental e disse que a Divisão de Direito de Atenção ao Psicossocial do município de Rio Branco tem uma missão muito empoderadora.

“Organizar a Rede de Atenção Psicossocial do município, fortalecer a atenção primária como os serviços de referência e o apoio com equipes multiprofissionais.”

A programação contou com práticas de relaxamento, depoimentos e roda de conversa.

O enfermeiro, Marcelo Alves, frisou que como servidor, também tem que se cuidar para poder cuidar da população.

“Tiveram  dinâmicas muito proveitosas, por parte de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em trazer esse conhecimento para gente, para que possamos levar para a ponta, para os nossos usuários.”

A dentista, Maria do Carmo Miranda, enalteceu a equipe gestora que se mostrou preocupada com o servidor, à medida que ele se sente acolhido.

“Certamente nós iremos retornar para nossas Unidades mais fortificados, mais motivados realmente.”