Prefeitura de Rio Branco lança campanha Outubro Rosa

(Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), promoveu, na tarde de terça-feira (04), com o tema “Mulher e Auto Estima”, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, mês em que as ações alusivas ao combate, prevenção e tratamento ao câncer de mama e câncer de colo uterino são intensificadas.

O objetivo da campanha é compartilhar informações, realizar atendimentos e promover a conscientização sobre a doença.

A campanha está sendo desenvolvida com o intuito de prevenir e orientar todas as mulheres do município que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Divulgar informações sobre o câncer de mama, bem como, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação à investigação oportuna das alterações suspeitas (estratégia de conscientização), além de orientar sobre a importância da realização dos exames preventivo, como PCCU e Mamografia.

A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, falou sobre a importância do autocuidado e das mulheres olharem para si com mais atenção. Nabiha reforçou que “a gestão municipal tem se empenhado em prol do êxito das políticas públicas de educação e saúde”.

A psicóloga Vera Alice Pereira, abriu o evento com os estudantes de psicologia (UFAC), ela disse que “a campanha é sublime. O amor cura, o cuidado cura, a prevenção ainda é a melhor alternativa”, afirmou.

Para a coordenadora de Inovação e Programas Especiais da Seme, Luciane Carvalho, “É preciso olhar com atenção para essa causa. Precisamos nos cuidar, discutir a temática que ainda gera muito temor entre as mulheres e reforçar que a prevenção pode salvar”.

A chefe de Divisão Saúde na Escola, Marines Messias, fala o quão importante é a prevenção no combate ao câncer de mama.

“A melhor solução ainda é a prevenção, é satisfatório ver tantas mulheres buscando atendimento de saúde, sendo orientadas, o bem-estar da população é um compromisso da gestão, estamos aqui nessa tarde para reafirmar essa missão”, concluiu.