Cidades Empreendedoras – Prefeitura investe em capacitação de funcionários visando desburocratização em licitações

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

O Programa Cidades Empreendedoras objetiva tornar a gestão municipal cada vez mais eficiente em todas as esferas. Promovido pela prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e parceiros, o segundo módulo do programa teve início na última quinta-feira (22), com o tema: “O desafio da nova Lei de Licitações”, buscando esclarecer dúvidas e preparar funcionários para as novas legislações.

Tadeu Augusto Menezes, assessor técnico da Seplan, explica que o público alvo das atividades são os funcionários da prefeitura.

“Esse treinamento é para os nossos funcionários que já trabalham com a licitação, para compreender a nova lei de licitação que entrará em vigor em abril de 2023.”

Durante o encontro, foi discutido o acompanhamento para a adequação dos processos licitatórios públicos, assim como, roda de conversas com Ministério Público, Tribunal de Contas e governo do Estado.

Segundo Luís Zenin, palestrante especialista em compras governamentais do Sebrae, a nova lei de licitações trará mudanças significativas.

“Nós falamos na quinta-feira quais são os problemas que precisam ser sanados e uma estratégia de transição. Hoje nós estamos entrando um pouco mais. Quais são as ferramentas de compras. O programa de compras estratégicas e as soluções que o município pode fazer”, explica.

O prefeito, Tião Bocalom, esteve no terceiro dia de treinamento e falou sobre a importância de fazer boas escolhas na hora da compra.

“O mais barato, muitas vezes acaba saindo mais caro, e isso é fundamental nesse trabalho que está sendo feito. O professor veio, está orientando a nossa equipe. Eu estou muito feliz, porque a nossa equipe vai estar cada vez mais preparada para oferecer o melhor para a nossa população. Nós queremos qualidade no serviço, quem ganha é a população”, concluiu.