Prefeitura de Rio Branco entrega adubo para pequenos produtores do polo Geraldo Fleming

“A riqueza vem da zona rural”, afirma o prefeito Tião Bocalom. / Foto: Val Fernandes

Incentivo ao pequeno produtor! Essa é uma das principais bandeiras desta gestão. Como forma de estimular a produção rural, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, entrega todos os sábados, adubo orgânico para que os produtores de hortifrúti da capital não fiquem desassistidos ao longo do período de estiagem.

“Esse material orgânico que a gente está trazendo, que é o pó de serra, curtido há mais de 20 anos, é fundamental para eles que trabalham com essas hortaliças. É aqui na terra, é daqui da zona rural que a riqueza vai para lá, não é de lá que vem para cá. Então, nós precisamos apoiar esse homem sofrido, da mão calejada, que leva a comida e a coloca na nossa mesa, é esse homem que precisa ser apoiado para valer, e é isso que a gente está fazendo na nossa gestão”, afirmou o prefeito Tião Bocalom.

O período de verão compromete a produção devido à falta de água, e a compra de materiais como este saem muito caro para o produtor. De acordo com o secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, são produtores que têm na agricultura sua principal fonte de renda e que, em sua maioria, não possuem condições financeiras para comprar uma quantidade de material como esse que é fornecido pela prefeitura.

“Eles vão ter bom resultado e levarão lá para cidade, aonde o consumidor vai comprar um produto mais barato e de qualidade. Vamos entregar o adubo em todos os polos e, se Deus quiser, eles vão ficar satisfeitos. Enquanto não terminar todos os polos a gente não vai parar, todos os sábados a gente tem essa missão”.

O secretário informa que a Seagro iniciou esse trabalho há 30 dias e que 320 toneladas de adubo orgânico já foram entregues, atendendo cerca de 50 produtores rurais.

Domingos Ferreira, produtor. (Foto: Val Fernandes – Assecom)

Domingos é um dos produtores do Polo Geraldo Fleming, há vinte anos trabalha com agricultura, ele fala da diferença que o adubo fará no cultivo de suas hortaliças.

“Para gente é bom. Porque o pouquinho que a gente faz, não tem condições de pagar uma caçamba dessa para ir buscar na serraria. Assim é mais vantajoso para gente. Ajuda sim, com certeza”.