Conselhos Municipais de Assistência Social recebem capacitação de gestão

Capacitação contou com as presenças dos Conselhos de Rio Branco, Bujari e Mâncio Lima (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A capacitação de conselheiros municipais de Assistência Social, ocorrida nestas quarta e quinta-feiras, 21 e 22, no auditório da Prefeitura Municipal de Rio Branco, contou com as presenças dos Conselhos de três municípios: Rio Branco, Bujari e Mâncio Lima.

O objetivo da capacitação, que ocorre anualmente, é fortalecer a gestão do controle social nos municípios, no que se refere a política de assistência social. Dentre as várias atividades apresentadas na capacitação, algumas se destacam, como a de gestão orçamentária, por exemplo, que ensina aos conselheiros as informações básicas para saber acompanhar a execução financeira da gestão.

A presidente interina do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanda Matos, ressaltou a importância da ação.

“É importante, pois nós temos serviços em Rio Branco que pertencem a Assistência Social, como os Cras.”

Os Creas, o Centro Pop, o restaurante popular e toda a rede de serviços que precisa de acompanhamento, monitoramento e fiscalização, para saber se realmente esses serviços estão chegando a população.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Regiani Oliveira, explicou que a instituição está realizando esse ano o acompanhamento nos 22 municípios.

“A formação continuada dos conselheiros, principalmente os novos conselheiros. Em cima de um diagnóstico realizado nos municípios, as fragilidades no controle social no âmbito da política pública de assistência social”, concluiu.